Uma solução que promete acabar com os ataques de gula! - Foto: reprodução / Harper´s Bazaar
Uma solução que promete acabar com os ataques de gula! – Foto: reprodução / Harper´s Bazaar

O cérebro é o responsável por te dizer o que você precisa sentir em todos os momentos, e muitas vezes você simplesmente não quer escutá-lo. Por exemplo, quando ele diz que você está com fome e você sabe que não deveria comer. Para isso, a FDA acaba de aprovar o Maestro System, dispositivo que inibe o sinal que vai da sua cabeça para o seu estômago lhe dizendo para comer.

É um procedimento minimamente invasivo, mas que necessita de intervenção médica. O médico coloca dois pequenos fios nas interseções da sua cabeça, onde se produz o sinal que o cérebro envia para o estômago. Na verdade, é o nervo vago (também conhecido como nervo pneumogástrico) que informa que seu estômago está vazio e que você precisa de mais comida. E, a partir daí, se desenvolve todo o processo que você sente quando você está faminto. Estes dois cabos estão conectados a uma pequena bateria colocada perto de suas costelas, que envia impulsos elétricos no momento em que esses sinais são produzidos e os bloqueia.

A priori, o procedimento é simples, mas tem efeitos secundários: dor abdominal, azia, dor ao redor dos implantes e até mesmo complicações durante a operação. Sintomas menos comuns, mas também possíveis, podem ser dores no peito e de cabeça, eructação, vômitos, ou dificuldade para engolir. É por isso que a FDA pensou muito sobre aprovar ou não o procedimento.

O Maestro System é um sistema projetado para paralisar sinais e absorver menos calorias, o que, obviamente, ajuda na perda de peso. Para demonstrar o bom funcionamento, foi realizado um estudo de um ano em 233 pacientes previamente diagnosticados com obesidade. Por isso, os médicos alertam que não se trata de um mecanismo recomendado para as pessoas que querem perder alguns quilos, e sim para aquelas que realmente têm complicações de saúde devido ao excesso de peso. Ainda assim, é bom saber que novos e eficazes aliados na perda de peso estão surgindo!

[CP_POLLS id=”7″]