Bazaar investiga os prós e contras dos suplementos alimentares  que viraram febre nas academias - Foto: Reprodução/Harper's Bazaar
Bazaar investiga os prós e contras dos suplementos alimentares que viraram febre nas academias – Foto: Reprodução/Harper’s Bazaar

por Gisèle de Oliveira

Além de infindáveis fotos de barrigas perfeitas e suas donas em plena ação na academia, o recente boom de instagrams focados em fitness também soltou na rede imagens e mais imagens de suplementos alimenta­res. O resultado da exposição é que pro­dutos como Whey protein e BCAA, por exemplo, antes apenas conhecidos por frequentadores assíduos das academias (a maioria, homens marombados), passaram a ser comprados e consumidos por no­vatos na área, com a intenção de afastar as tentações doces e potencializar os trei­nos. Embora encarados como inofensi­vos e aliados da boa forma, esses produtos podem causar efeitos colaterais indeseja­dos se ingeridos sem a devida orientação. Resumindo: escolher seus suplemen­tos pela hashtag não é uma opção váli­da. Portanto, antes de comprar seu novo melhor amigo nutricional, marque já um horário no nutricionista.

Seu sucesso reside no fato de ser bem concentrado e muito mais rapidamente absorvido pelo organismo. Em excesso, entretanto, o whey tam­bém causa problemas. “Ele pode sobre­carregar fígado e rins, responsáveis por fil­trar as substâncias em nosso organismo. A recomendação da quantidade é individu­al e varia conforme a intensidade do trei­no, objetivos, peso e idade”, avisa Ga­briella Pereira, nutricionista funcional e esportiva da Settcoaching.

Escolher seus suplemen­tos pela hashtag não é uma opção váli­da. Portanto, antes de comprar seu novo melhor amigo nutricional, marque já um horário no nutricionista - Foto: Reprodução
Escolher seus suplemen­tos pela hashtag não é uma opção váli­da. Portanto, antes de comprar seu novo melhor amigo nutricional, marque já um horário no nutricionista – Foto: Reprodução

O BCAA é outro hit atual. Composto por três ami­noácidos que formam as proteínas leucina, isoleu­cina e valina, o BCAA deve ser tomado antes, durante ou de­pois do treino. Ele evita a perda de massa magra e auxilia na regeneração muscular. Problemas renais também são impeditivos na hora de consumi-lo.