Já ouviu falar em Bodygee? Tecnologia promete revolucionar a avaliação física

Em menos de um minuto e meio, é feito um mapeamento completo do corpo

by Anna Paula Buchalla
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Até agora, a bioimpedância era a última palavra em avaliação das medidas corporais: quanto de massa magra, gordura e água cada um carrega em seu corpo. Agora, uma nova geração de leitura corporal chega ao País com a proposta de ser uma das técnicas mais precisas, interativas e de fácil interpretação. Criada na Suíça, a tecnologia batizada de Bodygee foi apresentada durante a IHRSA Fitness Brasil, congresso de atividade física, que aconteceu mês passado em São Paulo.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A técnica consiste na captura em 3D da imagem do corpo de quem está sendo avaliado, através de uma plataforma giratória. A imagem é escaneada por um tablet, equipado com duas câmeras, sendo uma delas com infravermelho, que permite a visualização da silhueta, como se fosse um Avatar. Assim, é mostrada, de forma mais precisa e clara, a composição corporal (equilíbrio entre massa muscular e gordura), e a postura. O processo todo dura, no máximo, um minuto e meio.

O Bodygee tem algumas vantagens sobre outros métodos de avaliação: entre elas, uma medição mais fiel das dobras cutâneas, justamente por ser a reprodução que mais se aproxima da realidade do corpo humano. “Não sofre, por exemplo, interferências de fatores que podem ocorrer no caso dos outros tipos de avaliações, como erro na captura das dobras cutâneas, restrições alimentares prévias, nível de hidratação e ciclo menstrual, no caso das mulheres, que afetam o processo”, explica Keko Rodrigues, educador físico e diretor técnico da 3KF, empresa que está trazendo o equipamento ao Brasil.

“Sem contar que a simples visualização da imagem, inclusive pelo aplicativo, permite que o avaliado tenha ideia de como está e do que precisa ser melhorado”. O acompanhamento do ciclo de evolução do praticante de atividade física, à medida que são capturadas novas imagens, é outro grande destaque do aparelho, que já está na Tecftit Itaim, em São Paulo, e logo estará nas principais academias do País.

Leia mais:
Quatro aplicativos para te ajudar a emagrecer até o final do ano
Self-care vira palavra de ordem e receita de uma vida mais saudável
Veganismo: 3 mil calorias por dia sem engordar
Luta x ioga: Stella Maxwell entrega combo de exercícios para um corpo de “angel”
Queijo de cabra: 5 benefícios que tornam o alimento ideal para dietas saudáveis e perda de peso
Oito lanches saudáveis – e com poucas calorias – para você experimentar já!