K-Beauty: cinco lições da rotina de skincare das coreanas

As orientais são especialistas no cuidado com a pele

by Marcela Palhão
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Para as orientais, o skincare é um ritual sagrado, que envolve diversos passos e produtos que estimulam o tato e o olfato, além de cuidar da pele. Desde que as extensas rotinas coreanas se tornaram populares, os ocidentais começaram a valorizar mais esses momentos de cuidados.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Mas, ao mesmo tempo, percebemos que o clima e os diferentes tipos de pele não se adaptam aos sete, dez ou doze passos da rotina, que podem estimular a oleosidade ou até agravar problemas de acne. Mesmo assim, há muito que podemos aprender com o K-Beauty, incluindo a criação de hábitos saudáveis. Veja abaixo cinco lições que podemos tirar das rotinas coreanas:

Tenha uma rotina
A primeira lição que podemos tirar do K-Beauty é ter uma rotina fixa – e segui-la. Quando estabelecemos um momento para cuidar da pele e nos acostumamos a tirar um tempo para isso, esse hábito se torna comum, como escovar os dentes.

Além disso, uma rotina de skincare pode ser vista como aquele momento do dia para cuidar de si mesmo, por isso, aproveite para curtir os aromas e sensações dos produtos e fazer uma massagem facial, que ajuda na absorção dos produtos e na drenagem da região.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Capriche na limpeza
Uma das principais lições ensinadas pelas coreanas é o double cleansing, ou seja, o hábito de lavar o rosto duas vezes e com produtos diferentes: primeiro, com um cleasing oil – um óleo que ajuda a remover maquiagem e impurezas mais profundas -, seguido de uma espuma de limpeza suave. Além disso, a esfoliação e o uso de água micelar ou tônico também se encaixam nos passos que procuram deixar a pele limpa.

Não é preciso seguir todos os passos diariamente – principalmente quando falamos de esfoliação -, mas o cuidado com a limpeza que as asiáticas têm deixou um legado para o mundo. Além de uma enorme gama de produtos, gadgets que ajudam a intensificar a purificação da pele – como o FOREO LUNA 3 – são comuns nos nécessaires de quem curte skincare.

Preservação, não reparação
Diversas pessoas acreditam que algo só faz efeito quando sentimos os efeitos fisicamente, como uma limpeza de pele que deixa marcas ou um peeling que causa certo ardor. Mas os produtos e cuidados orientais vem completamente na contramão.

A maioria dos cosméticos coreanos é extremamente suave, com composição natural e que não agridem a pele. Isso porque eles acreditam que o importante é preservar a pele, desde cedo, para evitar que processos mais agressivos sejam necessários para reparar algo.

Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Essence
Um produto que não existia nas rotinas ocidentais – apesar de fazer muito sucesso com as coreanas – são as essências, produtos aquosos que costumam ter diversos ingredientes hidratantes em sua composição. Feitas para serem usadas depois da limpeza da pele e antes de séruns e hidratantes, as essences costumam ter aromas envolventes e textura de fácil absorção.

Pode parecer difícil entender para o que ser uma essência no início, mas é muito simples: ela prepara o terreno para os tratamentos que você usa. Basta imaginar uma esponja molhada, que absorve mais facilmente um detergente ou sabão. É isso que esse produto faz com a pele, ou seja, cria uma primeira camada de umidificação que ajuda os cosméticos seguintes a absorver mais rápido.

Skincare como um momento de relaxamento
Para mim, cuidar da pele se tornou um momento de desacelerar. Depois de um dia estressante, uma semana recheada de problemas ou datas que antecedem momentos importantes, não há nada que acalma mais do que cuidar da pele.

Isso acontece porque o skincare é um momento que você tira para se cuidar e prestar atenção apenas em si mesmo. Por isso, aproveite esses momentos para se desligar um pouco, curtir uma música suave e absorver os benefícios sensoriais dessa rotina.

Outro passo que você pode acrescentar à sua rotina é uma massagem facial, que funciona tanto como relaxamento, como pode ajudar a diminuir inchaços e prevenir linhas finas. Com um pouco do seu hidratante ou um óleo facial da sua preferência, faça movimentos no rosto de dentro para fora e de baixo para cima.

Algumas ferramentas podem te ajudar neste processo, como os rollers de jade e a FOREO LUNA 3, que tem um cardápio de massagens em seu aplicativo, que aliam pulsações T-sonic com as instruções em vídeo de quais movimentos fazer com o aparelho.

Leia mais:
Como prevenir o envelhecimento da pele causado pela poluição
Colágeno: conheça três tratamentos que minimizam a diminuição da proteína
Como o ômega 3 influencia na saúde da sua pele