Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desde 2018, as rotinas de skincare das orientais vem influenciando cada vez mais os cuidados das ocidentais. Seja com produtos ou rituais, aprendemos que é essencial tirar alguns minutos do dia para dar atenção a nossa pele. Para a atriz Jacqueline Sato, esse hábito não é nenhuma novidade. Descendente de orientais, aprendeu a proteger e cuidar da pele desde muito nova.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

“Estou bem feliz com a crescente influência da beleza oriental pelo mundo. Desde sempre, as mulheres orientais tiveram a preocupação e cuidado com a pele, principalmente se protegendo muito da exposição solar. É muito bom que, hoje, tem se tornado uma referência tão forte, afinal, se cuidar só faz bem”, disse a atriz em entrevista à Bazaar.

A rotina de Jacqueline é extensa e muito específica. Pela manhã, a atriz lava o rosto com um sabonete para a região, que mantém o pH e a proteção natural da pele, e depois aplica água termal e deixa secar naturalmente. “Quando seco, aplico um sérum anti-age, um creme para a área dos olhos e, finalmente, o protetor solar, que dou prioridade em ser mais natural, o que acredito ser melhor para minha pele e para o planeta. Mudei e passei a fazer escolhas conscientes assim que soube que os protetores solares químicos possuem ingredientes que são extremamente perigosos para corais e vida marinha, além de outros supertóxicos também para gente”, explica a Jacqueline.

Além disso, a atriz costuma fazer uma massagem com um roller de jade nos dias em que se sente inchada. “É uma delícia, muito relaxante, um carinho consigo mesmo”, explica Jacqueline.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mesmo se não estiver maquiada, Jacqueline começa sua rotina da noite com a limpeza: “Desde que aprendi a fazer direito, senti uma grande diferença. Antes, só usava um demaquilante ou água micelar e achava que estava tudo certo. Com a frequência que uso maquiagem, por conta das gravações, entendi que não era suficiente. Nossa pele está exposta à muita poluição e, também, ao uso de maquiagem constantemente, então é importante ter este cuidado com a limpeza diária”.

Depois do double cleasing, a rotina segue com água micelar, uma fórmula passada pela dermatologista e hidratação com vitamina C. Quando viaja, Jacqueline também costuma levar um kit mais específico, com água termal e hidratante para ajudar a recuperar os efeitos do ar condicionado do avião na pele. A atriz também costuma variar as marcas de produtos, para variar as vitaminas e minerais que usamos na pele e no cabelo, evitando que se acostumem com algo específico.

Além dos cuidados externos, Jacqueline também está atenta à maneira como cuida da pele de dentro para fora. Beber muita água, se alimentar de forma equilibrada e bioestimulador de colágeno vegano são algumas das ações que fazem parte da rotina da atriz.

Os cuidados com a pele fazem parte da vida de Jacqueline desde que ela era muito nova, principalmente quando o assunto é proteção solar. “Minha mãe é gaúcha e bem branquinha, e sempre me aconselhou a protege a pele. Desde nova, percebia a diferença da pele dela em relação às das outras mulheres da mesma faixa etária. Várias amigas dela perguntavam o que ela fazia para ter a pele tão bonita e a resposta era sempre a mesma: sempre tiro a maquiagem e me protejo do sol”, lembra.

Seguindo os passos da mãe, aos 12 anos de idade, ela começou a usar protetor todos os dias e, com o passar dos anos, as outras etapas começaram a fazer parte da sua rotina. Mas sempre com o aconselhamento de um dermatologista. “Acho importante passar no médico, pois, às vezes, você ouve todo mundo falar de um produto, mas pode ser que ele não seja adequado para o seu tipo de pele. O que é bom para um, não necessariamente, será bom para outro”, diz Jacqueline.

A atriz diz que uma das maiores dicas para cuidado com a pele que aprendeu com a família é a receita de esfoliante de mel da avó. “Quando ele já estava cristalizado, era só mel mesmo, mas se estivesse muito líquido, ela adicionava um pouquinho de açúcar. É uma esfoliação suave e natural. O mel é um poderoso hidratante, antibactericida, cicatrizante e anti-oxidante natural”, ensina.

Leia  mais:
Quatro dicas essenciais para cuidar dos lábios
Pele: cinco cuidados importantes no alto verão
Como controlar a oleosidade da pele sem perder o brilho