Um dos shows na Plenária do Keune Private Club – Foto: Divulgação

*BAZAAR Apresenta

Cenário perfeito, convidados animados, programação impecável… O checklist de uma festa memorável sempre envolve diversos tópicos e, para celebrar 30 anos de sua chegada no Brasil, a Keune Haircosmetics não economizou surpresas. Com cerca de 700 profissionais da beleza presentes, a marca escolheu Angra dos Reis como destino para um evento exclusivo que sintetizou o lifestyle da Keune em experiências únicas.

Em 1995, Gerson Raskin trouxe a marca holandesa para o Brasil e, desde então, não só colocou o País em destaque entre os players da Keune, como também seguiu os passos da matriz ao construir uma trajetória familiar para a empresa por aqui também – Marcelo Raskin assumiu o cargo de CEO em 2020, quando seu pai, Gerson, passou a presidir o Conselho administrativo da empresa.

Marcelo Raskin, George Keune, Gerson Raskin e Eelco Keune – Foto: Divulgação

O caráter familiar é um valor importante para a Keune, hoje comandada pela terceira geração da família. Fundada em Amsterdã em 1922 por Jan Keune, a marca se tornou internacional nas mãos de seu filho, George, também conhecido como Mr. Keune, que, aos 96 anos, fez questão de vir ao Brasil prestigiar o evento. Ele veio acompanhado de seu filho, Eelco Keune, atual presidente global da marca.

“Compartilhamos uma relação próxima com o Brasil, construída sobre profunda admiração e respeito pelo trabalho realizado pela família Raskin e equipe brasileira. Estamos aqui não apenas para celebrar este marco importante, mas também para expressar nossa sincera gratidão pela dedicação e pelo amor que milhares de profissionais no Brasil demonstram pela nossa marca”, conta Eelco Keune.

Conectando gerações

Partida de tênis durante o Keune Private Club – Foto: Divulgação

Quando a Keune convidou a BAZAAR para mergulhar no lifestyle da marca e conviver com todas as vertentes da empresa, ela não estava brincando. Para além das apresentações e shows de técnicas de seus grandes artistas, o Keune Private Club contou com uma programação de quatro dias em que todos os convidados puderam conviver de perto com a liderança da empresa – tanto em momentos de descontração, quanto em situações de lazer. Os dias começavam com caminhadas e partidas de tênis com a família Raskin que, entre raquetadas e momentos de apreciação da natureza, compartilhavam os compromissos que a marca carrega com seus clientes – das fábricas aos salões.

“Apostamos em um encontro que tem tudo a ver com a nossa essência. Que une conexões, aprendizado e tendências. A ideia foi promover momentos de interação entre todos os participantes”, conta o CEO Marcelo Raskin, que comandou uma manhã com partidas de tênis.

O Keune Private Club aconteceu em Angra dos Reis (RJ) – Foto: Divulgação

Quem participou de qualquer uma das atividades pode comprovar a dedicação e paixão dos integrantes com a empresa. Sempre priorizando a capacitação profissional, os líderes não economizaram nas dicas e conselhos para quem buscava formas de impulsionar o mercado. Como em uma férias de um (gigantesco) grupo de amigos, Gerson e Marcelo usaram os momentos de descontração para se conectar ainda mais com os convidados – muitos, com tempos de trajetória semelhantes ao da empresa.

Seja durante o cronograma oficial ou entre drinks personalizados à beira da piscina, os momentos de conexão entre os profissionais eram contínuos. Com participantes das cinco regiões do País, o Keune Private Club uniu profissionais de diferentes estados, que puderam compartilhar entre si questões e experiências do dia a dia. Entre os assuntos abordados, a sustentabilidade surge de forma natural. Parte legítima do DNA da Keune – que desde o seu primeiro dia, jamais realizou testes em animais – o assunto também marcou as rodas de conversa, com destaque para a conquista da Certificação B-Corp, em 2023.

De olho nas tendências

Um dos shows na Plenária do Keune Private Club – Foto: Divulgação

As noites de convivência começavam na Plenária, o palco de grandes apresentações de Tiago Aprigio, Du Nunes, Leoni, Mark van Westerop (embaixador global que veio para o Brasil direto da Holanda) e dos educadores da Pivot Point.

Mark Van Westerop durante apresentação no Keune Private Club – Foto: Divulgação

Entre penteados surrealistas e tonalidades hipnotizantes, ficou nas mãos dos três primeiros artistas apresentar as técnicas e tendências para os próximos meses, enquanto Westerop apostou em um mergulho no subconsciente para criar penteados e perucas fora do convencional.

Tiago Aprigio apresentando as criações da Keune Color In Motion – Foto: Divulgação

Assim como os designers de grandes marcas de moda, os embaixadores da Keune criaram interpretações autorais das principais inspirações capilares das próximas temporadas. Tiago Aprigio, por exemplo, apresentou a Keune Color In Motion, que se inspira no esporte para prever os visuais mais desejados do salão. Aqui, o movimento é o grande impulsionador e o Embaixador Global usa esse princípio para explorar a cor como expressão de dinamismo. Contrastes e profundidade são as principais características da coleção, que foge do monocromático para mergulhar em diferentes quantidades e formas de mechas.

O bem-estar é outro destaque, que vai dos morenos aos ruivos com a preocupação de manter a saúde dos fios e diminuir a necessidade de retoques e idas ao salão. “Fizemos uma fusão de esporte com saúde, leveza, movimento e, obviamente, a otimização de tempo, porque qualidade de vida hoje é ter tempo para você. A coleção está com uma naturalidade muito grande em todos os tons: chocolate, caramelo, ruivos e, cada vez mais, raízes com mais leveza e naturalidade”, conta Tiago Aprigio em entrevista à BAZAAR. A naturalidade também tem um grande papel nas texturas: ele ensina que a coloração deve ser realizada de forma a evitar a perda da curvatura dos fios. Assim, o movimento se preserva da cor à forma.

Du Nunes apresentando técnicas ao vivo no Keune Private Club – Foto: Divulgação

Já Du Nunes uniu duas paixões e reinterpretou as três décadas da Keune no Brasil por meio dos loiros que marcaram cada período. Com direito a música ao vivo e demonstração de técnica direto no palco, o Embaixador Master foi de Britney Spears (contraste de cores e pontas mais claras) à Barbie de Margot Robbie (loiro global e uniforme), passando por Jennifer Aniston (tom monocromático com corte estruturado) e Miley Cyrus (o platinado que marcou a década de 2010).

Para 2026, a principal aposta de Nunes é a Técnica Invert, que cria mais volume de cor nas pontas enquanto mantém a naturalidade da raiz. Para quem busca resultados mais orgânicos e um intervalo maior entre idas ao salão, essa é a opção perfeita, já que, por ter menos mechas nos fios, a técnica possibilita um maior controle da altura da cor: a partir da parte da nuca, o contraste sobe de forma gradual até a raiz, o que garante um efeito personalizado para cada cliente. “Quero mostrar para as pessoas que podemos ousar, sim, mas mantendo um cabelo com saúde. Então, trouxe pontos mais dourados, mais volume de cor nas pontas – saindo da raiz tão escura e igualando mais a cor”, finaliza o hairstylist.

Para quem quer ficar loira, o Embaixador indica fortalecer o cabelo antes da química: “Usar Bond Fusion uma vez por semana, em casa, vai reestruturar toda a parte interna do fio, para quando você clarear o cabelo, ter mais resultado.”

Leoni durante apresentação no Keune Private Club – Foto: Divulgação

Leoni, especialista em penteados e conhecido por criar cabelos esculturais para grandes celebridades, levou o seu know-how com penteados para a Plenária. O hairstylist mergulhou no universo equestre para criar penteados imponentes – que fogem do previsível rabo alto. Acabamento polido, formas esculturais e a alusão às ferragens traduzem a inspiração de forma pouco literal, levando a plateia a um universo onírico com penteados que mais se assemelhavam a obras de arte.

Mais uma vez, a Keune surpreendeu e reafirmou a vocação de escrever sua própria história – e que ainda há muito a ser contado nos próximos anos. Mal podemos aguardar pelos próximos capítulos!