Emilia Clarke – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Foi-se o tempo em que sobrancelhas finas e com o mesmo desenho – independente da fisionomia da pessoa – estavam em alta no mundo da beleza. A principal tendência atualmente, e que deve continuar bombando por algum tempo, são os fios supernaturais e mais orgânicos.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

“Nos últimos tempos, temos visto muitas sobrancelhas selvagens e no estilo pluma, que, sem dúvida, marcaram esta década. Usamos técnicas para deixar os pelos para cima e com textura, aliado a um preenchimento quase imperceptível. Isso faz com que elas fiquem mais naturais, como se nem o design fosse necessário”, afirma Luciana de Deus, artista nacional de sobrancelhas da Benefit.

Segundo Luciana, a tendência anda lado a lado com o movimento crescente de autoaceitação. “O que nos torna belo é nossa individualidade, porém com um toque de modernidade”, acrescenta.

Próxima temporada

Para Luciana de Deus, a maquiadora Savana Sá é uma excelente inspiração das principais tendências de sobrancelhas – Foto: Reprodução/Instagram/@savana.sa

Adicionando ainda mais personalidade a este tipo de visual, a beauty artist afirma que as sobrancelhas laminadas virão com tudo. “Neste visual, o fundo da pele fica visível, não é totalmente preenchida. Os pelos são desenhados apenas em falhas maiores. O formato é orgânico, com bordas arredondadas e textura brilhosa, que é o que vai mais marcar e chamar a atenção”, complementa.

Para quem quer atingir este visual, uma possibilidade é o procedimento estético chamado “laminação de sobrancelha”. Esta opção exige que a pessoa já tenha pelos mais cheios e grossos – já que atua mais na forma como a sobrancelha é penteada – e uma manutenção de 15 em 15 dias. Outra possibilidade é replicar o visual com maquiagem, usando um lápis de sobrancelhas de ponta fina e um gel incolor que fixe, dê textura e brilho aos fios.

“O movimento da maquiagem natural já estava forte, mas este momento, em que fomos privados de viver no modo automático, fez com que olhássemos para dentro, dando prioridade a possibilidades mais profundas. Alcançamos a fase de nos diferenciar, percebendo que o que nos faz belo é sermos únicos e individuais. É como se ser você mesmo, se cuidar, se conhecer e se respeitar fosse a tendência do momento. E consequentemente, o que vai nos tornar belo é a nossa individualidade”, analisa Luciana de Deus sobre a influência da quarentena na beleza.

Cuidados

Mas não adianta querer seguir as tendências e não se preocupar com a saúde dos fios. Para isso, Luciana de Deus indica três dicas simples e fáceis de serem adotadas:

Produtos específicos
Evite passar produtos que não foram desenvolvidos para as sobrancelhas, como lápis grafite, gel para cabelo, óleos corporais e várias outras receitas caseiras. O resultado pode ser irreversível.

Remoção e demaquilante
Sempre remova bem toda a maquiagem com o demaquilante adequado. Geralmente, os produtos de alta fixação só saem totalmente com demaquilantes que removam cosméticos à prova d’água. E, claro, prestar atenção com os movimentos na hora desta remoção nos pelos: eles são mais sensíveis e tendem a sair com facilidade se esfregados brutalmente.

Hidratação
Assim como nos cabelos, podemos cuidar e hidratar as nossas sobrancelhas usando produtos específicos para a região, como o Browvo! Conditioning Primer, da Benefit.