Lifting endoscópico: conheça uma opção menos invasiva para substituir a toxina botulínica
Foto: Alex Falcão

Por Carolina Andraus

Com o passar dos anos, o frescor de um rosto jovem e descansado vai se perdendo, e um belo dia acordamos e nos olhamos no espelho absolutamente exaustas. E, de repente, parece que nós não nos reconhecemos. Chegamos a um ponto onde nem uma semana de férias consegue nos trazer de volta.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Neste momento, começamos a buscar soluções, e muitas de nós, até mesmo antes de chegar a esse ponto, passa a usar a toxina botulínica como uma solução rápida e fácil para dar aquele up. O resultado são sessões semestrais que acabam se tornando trimestrais, até o ponto em que ela para de fazer o efeito desejado ou, pior ainda, deixa muitas de nós com rostos totalmente sem expressão, paralisados pela toxina.

A técnica do lifting endoscópico do terço frontal surge como uma alternativa mais definitiva para refrescar o rosto, e recolocar as sobrancelhas e a musculatura de volta nos seus devidos lugares. Segundo o doutor Rolf Gemperli, um dos maiores especialistas em cirurgia plástica reconstrutiva, Professor Titular da Faculdade de Medicina da USP e Chefe do Setor de Cirurgia Plástica do Hospital das Clinicas, o procedimento é recomendado para pacientes a partir dos 40 anos, quando a estrutura do rosto começa a mostrar os primeiros sinais de perda de estrutura e, com isso, o rosto passa a ter um aspecto mais cansado, com as sobrancelhas pesando no olhar.

A cirurgia é feita através de dois pequenos cortes na parte de cima do couro cabeludo, totalmente imperceptíveis, por onde a musculatura é tensionada e as sobrancelhas reposicionadas em sua posição original. O procedimento é rápido, cerca de uma hora, feito em Day Clinic com volta para casa no mesmo dia.

Os efeitos pós- cirúrgicos são tão leves, que passam completamente despercebidos, sem hematomas ou marcas visíveis, e o pós-operatório exige um curto período de repouso. Não fazer exercícios físicos pelo período de 40 dias e dormir de barriga para cima nos primeiros 15 dias. Absolutamente tranquilo. Contra-indicado para pessoas que estejam com o botox ativo, já que a toxina botulínica altera o posicionamento do rosto e tende a levantar as sobrancelhas, podendo ter um efeito assimétrico e exagerado.

Eu costumo dizer que as marcas do tempo, que a cada década ficam mais evidentemente estampadas nas nossas expressões faciais, são uma janela para as nossas almas. Sendo assim, um procedimento como esse permite refrescar delicadamente algumas marcas do tempo, deixando o rosto por mais tempo simplesmente como ele sempre foi. E, assim, permite abandonar as sessões de Botox e preenchimento, e levar uma vida mais leve.