Foto: reprodução
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Por Ligia Carvalhosa

Com a chegada do inverno, reservar 30 minutos do seu dia para uma boa sauna é um aliado poderoso para sua rotina de beleza semanal. “Facilita a eliminação de ácido úrico e ácido láctico”, explica a dermatologista Ligia Kogos ressaltando o efeito desintoxicaste e anti-inflamatório da imersão.

“Combate dores musculares, melhora gripes e resfriados e pode até aumentar o tempo de resistência de atletas”, completa ela, lembrando inclusive que a vasodilatação proporcionada pelo calor é boa aliada para aqueles que sofrem de pressão alta.

Considerada um tratamento de beleza, a sauna abre os poros e colabora à limpeza da pele. “É ideal para antes e depois da depilação, ajuda a desencravar os pelos e a interromper processos inflamatórios”, diz a doutora, que também recomenda o uso de esfoliante para braços, pernas e bumbum. Para o cabelo, um bom banho de creme é perfeito para a hidratar os fios. “Para cabelos ondulados e com tendência a armar, indico o uso de uma touca plástica para acelerar o processo.”

Sobre o suor excessivo , uma boa notícia: “o líquido que se perde é um artifício do corpo para equilibrar a temperatura corporal. O calor, inclusive, acelera a queima de gordura e pode resultar na perda de até 500g”, lembra a especialista, ressaltando a importância de evitar a ingestão elevada de sal.

E os efeitos não param por aí, há também o fator psicológico do processo. “Nos dias de hoje, reservar um tempo para você longe do trabalho, do celular e até da família é um luxo”, lembra ela que vê aí a possibilidade de uma vida mais saudável. “Quando você deixa a sauna é normal priorizar uma alimentação balanceada, com menos sal e carboidrato.”