"Lines and emPower": Camila Anac traduz personas de Urias em editorial
Urias usa Vestido Windowsen e acessórios Swarovski – Fotos de Carlos Sales, com beleza de Camila Anac, stylist André Philipe, assistente de beleza Rômulo Rosa e manicure Aline Carvalho

Fotos de Carlos Sales, com beleza de Camila Anac, stylist André Philipe, assistente de beleza Rômulo Rosa e manicure Aline Carvalho. Beleza feita com produtos RK Brasil, Linha Bruna Tavares e Kiko Milano

No momento pós-pandemia, a maquiagem como ferramenta de expressão e empoderamento ganhou ainda mais força – como uma maneira de encarar as personas que temos no nosso interior, com truques visuais possíveis através de formas, linhas e traços. A brincadeira ganha o papel de filtro da vida real, que explora as inúmeras possibilidades de ser a partir da fisionomia.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

“Pós-vacinação, com os eventos presenciais de volta, percebe-se que as pessoas querem trazer suas personas e alter egos reafirmando suas identidades”, observa Camila Anac. No editorial de beleza “Lines and emPower”, a beauty artist personifica Urias como ela a enxerga e descreve: “ela é minha diva, minha musa, uma fada, super-heroína poderosa e delicada.”

Veja o editorial exclusivo da Bazaar na íntegra e os comentários de Camila Anac, que criou três delineados que invocam diferentes personas de Urias, sobre sua inspiração e as tendências para 2022:

"Lines and emPower": Camila Anac traduz personas de Urias em editorial
Vestido e sapatos Windowsen, acessórios Swarovski – Fotos de Carlos Sales, com beleza de Camila Anac, stylist André Philipe, assistente de beleza Rômulo Rosa e manicure Aline Carvalho

As tendências para 2022

“Esse é o futuro, as pessoas estão nervosas nas montações e não estão para brincadeira. 2022 não vai entender nada.”

"Lines and emPower": Camila Anac traduz personas de Urias em editorial
Top e calcinha Windowsen e acessórios Swarovski – Fotos de Carlos Sales, com beleza de Camila Anac, stylist André Philipe, assistente de beleza Rômulo Rosa e manicure Aline Carvalho

O direcionamento artístico do editorial

“O delineador é um recurso que pode transformar toda a leitura da feição e, para criar esses traços, podemos usar as formas da natureza como inspiração: flores, folhas, animais ou insetos. É brincar com as infinitas possibilidades de ser, existir e se expressar, tomando posse desse poder.”

"Lines and emPower": Camila Anac traduz personas de Urias em editorial
Top I Am Gia, calça acervo e brincos Swarovski – Fotos de Carlos Sales, com beleza de Camila Anac, stylist André Philipe, assistente de beleza Rômulo Rosa e manicure Aline Carvalho

A construção de cada persona

“Na primeira persona, para o delineado, tive como inspiração o formato de uma borboleta e desenhei traços livres que se complementam e dão essa leitura. As antenas sobem para a testa e os olhos se transformam em asas. Ela é misteriosa e selvagem, pronta para atacar, destemida e peligrosa.

A segunda persona é a fada encantadora, em que crescem flores a partir dos olhos. Uma heroína que solta feitiços e é delicada. Para criar os traços das flores, tive o formato das folhas de bambu como inspiração. Essa se transforma na terceira persona, uma figura melancólica, sensível, delicada e potente, como o beija-flor, que também foi uma inspiração para os traços do delineador.”

"Lines and emPower": Camila Anac traduz personas de Urias em editorial
Top Windowsen – Fotos de Carlos Sales, com beleza de Camila Anac, stylist André Philipe, assistente de beleza Rômulo Rosa e manicure Aline Carvalho

A inspiração para o editorial

“Um mesmo olhar pode transitar entre diferentes expressões e quando olho para a Urias, enxergo infinitas possibilidades. A Urias me inspira e encanta em todos os sentidos da sua beleza, personalidade e do seu trabalho. Ela é multitalentosa e sempre entrega tudo, ao mesmo tempo em que é leve, meiga e divertida. Sou extremamente realizada e grata por trabalhar com ela e pela confiança que ela tem no meu trabalho.”

"Lines and emPower": Camila Anac traduz personas de Urias em editorial
Anel Swarovski – Fotos de Carlos Sales, com beleza de Camila Anac, stylist André Philipe, assistente de beleza Rômulo Rosa e manicure Aline Carvalho

Sobre maquiagem como forma de expressão

“É surpreendente como o senso estético causa influências sobre o comportamento, na postura, atitudes e na maneira de se colocar perante as situações da vida. Tomando seu poder de volta para si. Agora, a maquiagem é sobre como você quer se expressar nas diferentes situações sociais.

Depois da onda de tendência da pele transparente, glow e queimada de sol, a maquiagem há muito tempo já não tem a função de ser um esconderijo, mas a pele já cansou. As pessoas entenderam a importância e a liberdade de se ter uma pele limpa e hidratada na maior parte do tempo. As marcas de cosméticos já tem tecnologias que proporcionam alta cobertura com camadas finas, enquanto protegem e cuidam da pele. Também com o entendimento do skin positive, começamos a entender e lidar com as particularidades de cada pele.

Já não se usa a maquiagem para se ‘esconder’, mas nos expressamos e nos empoderamos através dela, sem deixar de aceitar nossas características naturais e brincando de se montar. Agora, a moda é uma maquiagem extremamente polida, com efeito de filtro da vida real. É surpreendente como o senso estético causa influência no comportamento, na postura, atitude e na maneira de se colocar perante as situações da vida.

E essa brincadeira se torna um gigantesco ato de autoconhecimento. Agora, a maquiagem é sobre como você quer se expressar nas diferentes situações sociais.”