Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Eles brilharam nos desfiles da alta-costura: os cílios são a arma secreta do charme e do olhar poderoso de qualquer mulher. São aquele pequeno detalhe da face feminina capaz de fazer toda a diferença. Quer roubar alguns anos de sua aparência? Rejuvenesça os cílios – sim, até eles envelhecem. O segredo? Mantenha-os longos, volumosos e escuros.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Bazaar selecionou o que há de mais efetivo no arsenal pró-cílios para deixá-los assim:

Abuse das máscaras
No Egito Antigo, Cleópatra recorria ao kohl – uma mistura de malaquita com carvão – para realçar o olhar. Curvex e muito rímel destacaram ainda mais os cílios nos anos 1930, sob a influência das divas de Hollywood.

Nos anos 1960, os “olhos de boneca” da modelo Twiggy, conquistados com cílios postiços, hipnotizaram uma geração.

Hoje existem no mercado rímeis com vitaminas e proteínas para nutrir e hidratar os fios e máscaras com aplicadores de inúmeros formatos e funções, como os que vibram enquanto o produto é aplicado. “Para dar volume e alongamento, o segredo é usar curvex e aplicar de três a quatro camadas de rímel esperando cada uma secar”, diz a maquiadora Marina Mattar, do Studio W.

Alongue os cílios

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A técnica não é nova, mas, nos últimos anos, ganhou precisão cirúrgica, pelos sintéticos muito mais finos e até humanos que se adequam melhor aos naturais. Há três principais formas de alongamento. A do fio a fio prevê a colocação dos pelos, um a um, colados ao natural. Já o volume russo é aplicado com mais quantidade de sintéticos grudados ao original, dando um efeito de cílios cheios e preenchidos. E a técnica híbrida é um misto dos dois – a escolha depende de cada caso, e todos requerem manutenção após três semanas.

“O grande avanço se deu na espessura dos fios, hoje bem mais finos, com aspecto ultranatural”, diz a lash designer Talita Andrade Gomes, do Blink Lab, de São Paulo.

Há até quem esteja aderindo aos fios coloridos. “Em tons de azul, verde, rosa e vermelho, podem ser todos coloridos ou intercalados ao preto”, explica a designer de sobrancelha May Moriyama.

A brasileira Lucat Beauty inovou com 27 modelos de cílios feitos de fios humanos. Mais natural, impossível.

Faça-os crescer

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Assim como os cabelos, os cílios crescem de maneira cíclica, passando pelas fases de crescimento, atrofia e inatividade. “Algumas anomalias podem afetar o crescimento, fazendo com que eles caiam, afinem, enfraqueçam ou percam a coloração”, diz o cosmetólogo Lucas Portilho.

Substâncias como a latanoprosta, que faz nascer os pelos perdidos, são seguras desde que aprovadas pela Anvisa. “Podem ser fórmulas manipuladas ou compradas na farmácia. Esses produtos prolongam a fase de crescimento, deixando-os também mais espessos e pigmentados”, explica a dermatologista Claudia Marçal. Nota-se a diferença após dois meses de uso diário.

Leia mais:
Nova técnica: botox modela a sobrancelha
Olhos geométricos: a maior tendência de beleza da temporada
O olhar punk do desfile de inverno 2019 da Dior