Backstage da Gucci/Foto: Ag. Fotosite

Por Vânia Goy

Prepare o lápis, o delineador preto e o batom vermelho para aderir ao novo gótico, uma das tendências presentes nos backstages de beleza dos desfiles internacionais de inverno 2013.

Mas não pense que estamos falando de peles pálidas, opacas e sombras pretas pesadíssimas. O novo gótico é leve e com toques românticos, como a beleza preparada pela maquiadora Pat McGrath para os desfiles das marcas Gucci e Bottega Veneta: pele translúcida e viçosa combinada a lábios dark, pintados de vermelho profundo e arrematados com gloss brilhante. O toque romântico está no penteado. Os fios são ondulados, torcidos em mechas e presos na parte de trás da cabeça.

A retomada do visual se deve, em grande parte, às aparições de Rooney Mara, atriz do filme Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, lançado no fim do ano passado.

Fora da tela, lembre-se, ela atravessa os red carpets com a pele branquíssima, pouco blush e foco nos lábios – sempre vermelhos. Em cena, e com make assinado por Pat, Rooney surgiu cheia de piercings, sobrancelha apagada, mas com a pele perfeita e as pálpebras preenchidas com sombra preta.

O resultado lembra a beleza desfilada pelas modelos de Jean Paul Gaultier. O maquiador Stephane Marais recriou, a pedido do estilista, os olhos marcados das garotas que dançavam até a exaustão no Studio 54, na década de 1970. Os traços não são nada certinhos nem bem acabados.

O mix de delineador e lápis cremoso, cuidadosamente borrados ao longo da pálpebra e na raiz inferior dos cílios, é fácil de fazer e cria o efeito do look gótico-chic da estação.

Atualize a sua base
Pele com viço é fundamental. Deixe o rosto brilhar e esqueça o acabamento opaco. Experimente a base líquida HD Complexion, da Make Up Forever, que desembarca na Sephora em junho e já pode ser comprada na Sacks.com. Com textura leve e cobertura poderosa, ela camufla imperfeições, não marca tanto as linhas de expressão e, mesmo assim, deixa a pele radiante.
Dica de expert: “Misture duas gotas de óleo facial na sua base, para ganhar brilho”, sugere Fabiana Gomes, da M.A.C

Dramatize os lábios
Batons escuros, que vão do vinho aos arroxeados, são essenciais para reproduzir a inspiração gótica sem complicação. O novo Rouge in Love Violine Lameé, da Lancôme, é bem pigmentado e mantém a textura macia. Além disso, tem perfume de rosas.
Dica de expert: Antes de aplicar o batom, delineie o contorno e preencha os lábios com um lápis. Ele se ajusta aos batons mais escuros e garante durabilidade à cor.

Torça o cabelo
Traga contraste para a maquiagem pesada com um penteado feminino. O torcidinho desfilado pelas modelos da Gucci é fácil de copiar e perfeito para o dia a dia. Escove o cabelo, faça a divisão no meio e separe duas mechas frontais. Com textura leve e coberturaTorça-as em direção à parte de trás da cabeça e prenda com grampinhos. “Deixá-los aparentes é uma solução simples, que garante efeito máximo”, diz o cabeleireiro Evandro Angelo.
Dica de expert: Finalize o penteado com bom spray fixador, para que as mechas não desabem ao longo do dia. O novo Catwalk Finishing Hair Spray, da Tigi, mantém tudo no lugar e sai facilmente quando o cabelo é escovado.

Olho borradinho
Conte com produtos cremosos e a ajuda dos dedos para esfumar as linhas. O novo delineador pastoso da Contém 1g e as sombras Illusion D’Ombre, da Chanel, lembram uma mousse e são perfeitos para criar o efeito impreciso sem perder o brilho