abre-make-up-matte-iluminado Por Helena Moro

As fashion weeks internacionais, que acabaram nesta quarta-feira (09.03), em Paris, serviram de termômetro tanto para acompanharmos as tendências de looks quanto de beleza. Pensando nisso, Bazaar conversou com o make up artist internacional da Sephora, Ilde Gonçalves, que fez uma seleção de produtos para você copiar as principais maquiagens vistas nas passarelas — o make iluminado e o matte.

Make Iluminado

Para garantir um make sem erro, Ilde indica que você use pouco produto, assim as camadas ficam mais finas e se misturam naturalmente. Outra dica é usar produtos que tenham a mesma fórmula — por exemplo, se quer o make iluminado, use uma base que já tenha pigmentos de brilhos, um pó especial para este efeito, entre outros. “O make iluminado tem que ter um efeito glossy, então é legal você usar um óleo para preparar a pele. Pingue uma gotinha dele e misture com o iluminador líquido — isso já faz a maior diferença” diz.

Para o maquiador, a grande sacada é uma boa preparação da pele. “Todo mundo crê que é só passar um iluminador no final de tudo e ponto. Mas não, a iluminação deve vir desde o começo da maquiagem, que é com a pele ainda sem nada”. Na hora de aplicar os produtos, principalmente o pó, dê batidinhas para tirar o excesso. Quanto mais fina as camadas de produto, melhor. “Aplique o pó [ele indica o da Laura Mercier] em todo o rosto. Nos olhos, sombras cintilantes na pálpebra móvel e matte no côncavo. Se for para a balada, aposte no glitter no canto dos olhos!”.

 Make Matte

“Lembre-se: a preparação da pele é a parte mais importante. Comece hidratando-a com produtos específicos [veja a galeria].” Mesmo para quem busca um visual “sequinho”, a ideia não é encher a mão de produto. Use gotas e espalhe a base /hidratante/ sérum com os dedos pelo rosto todo. Aposte em itens high definition, pois eles fixam, matificam e minimizam os poros da pele.

“As mulheres brasileiras adoram a maquiagem matte, aquela que remete à cor do bronzeado, pele morena. É só não exagerar muito nas cores” diz Ilde. Depois do pó, use bushes com textura opaca, como o Hoola, da Benefit. “Nos lábios, batons mattes e cintilantes são bem vindos, depende do gosto pessoal. O importante, mais uma vez, é usar produtos que combinem entre si. Se quer uma pele matte, opte por itens que têm esta característica.”

Anotou tudo? Agora é só treinar no espelho!

Leia mais: Em vídeo: Gisele Bündchen dá dicas de make em web série da Chanel