@daniellemarcan@sarathefreeelf and @abbyroberts made me do it♬ Greek Tragedy (Oliver Nelson TikTok Remix) – The Wombats

Quem se aventurou pelo feed do Tik Tok – e, até mesmo, do Instagram – nas últimas semanas se deparou com uma tendência de maquiagem que é, no mínimo, engraçada: a criação de olheiras com produtos cremosos.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Depois de anos e anos com visuais mais pesados – muita sombra, corretivo, contorno, etc. – dominando as escolhas de celebridades e tutoriais na internet, as peles mais leves, com produtos translúcidos e cremosos, vem ganhando mais e mais espaço (tendência que segue a popularização do skincare). Ou seja, os amantes de maquiagem estão passando por um exercício de se reapaixonar por sua pele e suas peculiaridades, sejam elas acne, olheiras, manchas, rugas ou outros fatores.

Será que este novo tipo de vídeo de maquiagem é uma resposta a esta outra tendência? Ou será que é apenas mais uma brincadeira passageira desta rede social que tem ganhado cada dia mais força?

“Pelas estatísticas, o Tik Tok tem uma concentração maior da Geração Z, que é uma galera mais desprendida das imperfeições que nós millennials criamos. Acredito que o objetivo desta tendência é mostrar que ter olheiras é algo normal. Nós, que somos da geração anterior, estamos muito conectados com a perfeição, principalmente da imagem”, analisa a beauty artist Brigitte Calegari, conhecida por criar maquiagens iluminadas que conquistaram a internet.

@sarathefreeelf♬ Greek Tragedy (Oliver Nelson TikTok Remix) – The Wombats

A especialista não acredita que esta proposta esteja ligada com a tendência de peles mais leves, apesar de os dois tipos de maquiagem conversarem com a tendência e o exercício de aceitar nossas singularidades, o que por tanto tempo acreditávamos serem imperfeições. Para a ela, esta brincadeira é algo passageiro e que deve continuar como um tipo de conteúdo que os usuários do Tik Tok criam para seus seguidores.

“Pensando em um contexto geral, acho que esse hit, não chamaria de uma tendência, tem como objetivo normalizar as olheiras, mas vi diversas meninas, que sempre se sentiram inseguras com essa características, se sentindo um pouco ofendidas com a propostas. Porque o hit é algo que se vai e quem tem essas características, sejam olheiras mais profundas, hiperpigmentadas ou bolsinhas, enfim, vive com essas características para sempre”, finaliza Brigitte.