Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Josy Silveira é hairstylist especialista em mecha e atua há mais de 25 anos na área, por isso, tem um vasto conhecimento sobre os melhores procedimentos para os fios. Consultamos a especialista sobre os mitos e verdades dos cuidados caseiros com o cabelo. Anote as dicas da expert:

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Leite e chá de camomila
“O leite é uma opção para desamaralerar os fios. Outra dica é o chá de camomila. Ele não clareia, mas, para quem já tem cabelos claros, ele serve para dar brilho”

Limão
“Eu, particularmente, não aconselho usar limão nos fios. Realmente ele é um ótimo adstringente, não só para os cabelos, mas seu uso incorreto pode causar manchas que muitas vezes se tornam impossíveis de serem retiradas. Então, por mais que existam alguns resultados eficazes para limpeza e também para remoção de caspas, eu não aconselho o uso direto do limão no couro cabeludo, principalmente para quem faz uso de químicas e tinturas. A mistura pode não ser uma boa opção.”

Chá verde
“Sabe-se que o chá verde possui polifenóis que ajudam no crescimento dos pelos e isso inclui o cabelo. Há também alguns testes que comprovam a eficácia dele para limpeza e também controle da caspa, mas há produtos no mercado com o chá verde em sua composição que atuam nestes casos.”

Vinagre de maçã
“O vinagre de maçã realmente controla a oleosidade dos fios, principalmente após químicas, mechas e reflexos. Ele deve ser aplicado antes da lavagem. Neste caso, se aplica uma pequena quantidade no couro, deixa atuar por um minuto e faz a lavagem como de costume para a sua retirada e limpeza.”

Leia mais:
Versátil: Cinco ideias de coques da alta-costura que podem ser usados em qualquer ocasião
Olha a trança: expert ensina penteados para as festas julinas
Acessórios na maquiagem: máscaras, telas e penas invadem a alta-costura