
Trends de beleza, saúde e wellness – Fotos: Alex Falcão
por Anna Paula Buchalla e Baárbara Martinez
Em um mundo em constante evolução, a indústria da beleza e bem-estar não poderia ficar para trás. Com uma fusão entre tecnologia avançada e a busca por uma beleza mais natural, as tendências desta temporada oferecem uma experiência única e multifacetada. De produtos inovadores a práticas holísticas, reunimos as principais tendências de beauté e wellness que estão moldando o cenário atual, promovendo não apenas a aparência, mas também o equilíbrio e o bem-estar em todos os aspectos da vida.
Inteligência artificial e a revolução da beleza
Já é uma realidade: a presença crescente da IA promove melhor personalização de experiências e interações, mesmo num domínio virtual. Já existe uma marca, a Dcypher, que criou a primeira base totalmente personalizada e alimentada por IA, sem intervenção humana. Este ano, veremos um uso mais combinado de tecnologia e conhecimento humano. Os dermatologistas acreditam que ela vai ajudar a rastrear mudanças na pele ao longo do tempo, auxiliando na detecção precoce de doenças de pele, como o melanoma. A nova plataforma Renude é um ótimo exemplo dessa colaboração. Treinado para pensar como centenas de especialistas, ele pode identificar, com precisão, uma série de problemas de pele, avaliar a gravidade geral e criar uma rotina de cuidados com a pele focada em ingredientes com recomendações de produtos multimarcas. Outro exemplo é o Clockwork MiNiCURE, o primeiro robô de fazer as unhas totalmente autônomo. Mais empresas devem lançar robôs para tornar serviços como manicure e extensões de cílios mais rápidos e baratos.
Da genz para a alpha
Z? Que nada! A geração Alpha é a bola da vez e deverá ter um enorme impacto nas marcas e na economia nos próximos anos. Embora os nascidos depois de 2010 ainda não tenham poder de compra, marcas e produtos estão cada vez mais sendo adaptados para esta geração jovem de futuros clientes, definidos como caçadores de produtos ‘dignos de conteúdo’. Influenciadores pré-adolescentes, como North West, filha de Kim Kardashian, já definem as próximas tendências, partilhando as suas rotinas no TikTok, onde os vídeos são marcados como #geraçãoalpha.
Skincare do corpo
Pense que 98 por cento da nossa pele se encontra abaixo do pescoço – nada mais lógico que o cuidado para além do rosto ganhe importância. Ao procurar produtos baseados em preocupações, é importante investigar as formulações – especialmente considerando que a pele do corpo é mais espessa. A utilização de princípios ativos para tratar manchas nas costas, por exemplo, exige formulações que sejam capazes de penetrar efetivamente na pele e fornecer a concentração certa de ativos. Conte com produtos corporais formulados mais especificamente, carregados com ingredientes potentes, como os “amigos” do microbioma.
Neurobrilho, a beleza emocional
Uma tendência prevista para 2024, denominada “neuro-brilho”, reflete a relação entre a nossa aparência e o que sentimos, algo cada vez mais compreendido pela ciência. A forma como nos sentimos tem impacto na nossa aparência e vice-versa. A exploração da beleza emocional também ajuda a explicar a ascensão do misticismo na beleza. Cura com cristais, numerologia e astrologia aparecem cada vez mais em nossas rotinas de beleza e bem-estar. Já existem fragrâncias inspiradas no tarô individual.

Trends de beleza, saúde e wellness | Fotos: Alex Falcão
Pele ‘biohackeada’
Os procedimentos não invasivos evoluirão ainda mais. Estamos entrando em uma era em que os tratamentos de beleza têm menos a ver com mudanças superficiais e mais com um rejuvenescimento significativo. O foco está mudando do preenchimento excessivo do rosto para o uso de tecnologias que podem rejuvenescer naturalmente a pele. Nada de mudanças dramáticas imediatas, mas um rejuvenescimento gradual e sustentável. Opções que permitem a regeneração de tecidos estão cada vez mais disponíveis para os especialistas. Como se fôssemos capazes de fazer um ‘biohack’ em nossa pele, com tratamentos como HArmonyCa e Sofwave , que estimulam a formação de novo colágeno na pele, e que realmente revertem a degeneração dos tecidos do corpo.
Beleza da terra
Mirando a natureza e tudo que ela abrange, 2024 terá como foco o solo, que será reconhecido como um recurso vital a ser protegido e revitalizado, de acordo com a empresa de tendências WGSN. As marcas de beleza sustentáveis irão implementar sistemas circulares e o uso de “salvadores do solo”, como micróbios e insetos, que serão usados como ingredientes de beleza alternativos devido aos seus benefícios à pele. No quesito embalagens, os materiais ativos que emitem substâncias benéficas ao solo em seu processo de compostagem vão ganhar cada vez mais espaço, com o destaque para o potássio e nitrogênio. Ainda, provando que o que vem de baixo pode ser extremamente benéfico. O universo de beauté irá extrair os ingredientes ativos das raízes das plantas. Com método sustentável, a chamada “ordenha vegetal” é proposta para maximizar a produção e minimizar o uso da água e do solo.
Cosméticos naturais biotecnológicos
Eles prometem ser a estrela de 2024. Existem pesquisas científicas mostrando que a atuação começa na camada germinativa das células, fazendo-as crescerem saudáveis e, quando chegam na superfície, sadias e resistentes, minimizam problemas característicos do envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. “Eles apresentam oligoelementos, vitaminas e minerais que potencializam a resistência. Com isso, o próprio organismo cria uma barreira na pele, fortalece fibroblastos e a melanina”, revela a cosmetóloga e empresária Roseli Squeira, que trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. De acordo com a expert, os ativos biotecnológicos incluem abóbora, fitoplâncton, água glacial, polpa de cacau e os metais nobres, como ouro e prata.
Teste genético para queda de cabelo
Descobrir a origem do problema é essencial para um tratamento certeiro. E, com o teste genético (Trichotest, da empresa Fagron), o tratamento ficou muito mais assertivo e personalizado. “Coletamos a saliva, que é enviada para ser analisada na Espanha. Em 15 dias, recebemos um relatório com o estudo de 26 genes ligados à resposta de medicamentos e de vitaminas que podem atuar na queda de cabelo, além de quais problemas genéticos podem desencadear a condição”, explica o tricologista Julio Pierezan. De acordo com o especialista, por meio do resultado se faz a prescrição precisa de medicamentos e vitaminas. “Recebemos uma lista com a efetividade que aquele medicamento ou vitamina terá para aquela pessoa. Dessa forma, podemos minimizar e até cessar a queda de cabelo”, garante.
Ao natural
Já passou o tempo em que skincare era sinônimo de uma longa rotina. Acompanhando os novos tempos, os produtos da vez são multifuncionais a fim de fornecer uma hábitos práticos e operantes. Visando isso, cresce ainda mais o interesse nos adaptógenos, compostos herbais encontrados em ervas, raízes, extratos de plantas e fungos. Na pele, eles são ricos em antioxidantes, que possuem propriedades potentes de combate ao envelhecimento, além de combaterem danos dos radicais livres e ajudarem a proteger a pele contra estressores físicos. Entre tantos compostos, destacam-se também a mucina de caracol, já aderida no universo K-beauty. “A substância tem principalmente uma função de reparação, hidratação e até de anti-envelhecimento, de anti-aging e proteção contra a flacidez”, explica a dermatologista Ana Carina Junqueira. A secreção desses moluscos é repleta de ácido hialurônico, enzimas glicoproteicas, proteoglicanos e peptídeos antimicrobianos, o que encantou marcas como Mizon e Soko Glam, que apostaram em creme para a área dos olhos, bruma facial e até bastão de tratamento labial.
A tonalidade da vez
O tom de pêssego é a cor do ano de 2o24. Segundo a Pantone, a “Peach Fuzz” é aveludada e suave e tem o espírito de enriquecer a mente, corpo e coração. Já a WGSN nomeou um tom similar, o “Apricot Crush” como a cor de 2024. Com a proposta de revitalizar o corpo e a mente, a tonalidade remete a vitaminas cítricas ricas em antioxidantes, fazendo alusão à saúde, ao bem-estar e à beleza encontrada na natureza. Na maquiagem, já podemos observar um aceno ao pêssego, laranja e seus tons. “O impacto clean girl e quiet luxury está muito ligado a cor do ano, cores mais contidas e sem muita vibração”, opina a maquiadora Angélica Silva. Já nas prateleiras das lojas, a Huda Beauty acaba de lançar corretivos com embalagens, cores e nomes que flertam com esse universo. No Brasil, a marca Mari Maria Makeup fez um rebranding e elegeu a cor em suas embalagens especiais. A prova do sucesso pode ser medida pelos tutoriais no TikTok, que já possui “Peach girl makeup” em suas pesquisas. “Diferente da onda de blushs rosados mais frios que tomou as redes no ano passado, os blushes alaranjados podem ser uma boa aposta”, diz ela, que vê uma tendência maior nos produtos multifuncionais e cremosos.
Muito além do rosto
As maquiagens corporais já vinham dando indícios de boom. Agora, em 2024, parece que vão realmente tomar uma proporção muito maior do que o imaginado. Assim como no ano passado, o Sérum Bronzeador D-Bronzi™ da Drunk Elephant, que promete um leve bronzeado radiante de quem acabou de voltar da praia, segue esgotado. Desta forma, os fãs de beauté procuram “dupes” (produtos alternativos semelhantes) para substituir o produto. Em solo nacional, o Primer Serum Bronzer Glow da Bauny Cosméticos viralizou com a proposta de oferecer um efeito similar. Surfando a onda, Charlotte Tilbury, marca britânica que infelizmente não vende no Brasil, acaba de adicionar em seu catálogo de produtos o “Charlotte’s Magic Skin Supermodel Body Kit”, que possui o “Magic Body Cream”, creme que promete efeito suavizante, firmeza, lifting, e o “Supermodel Body”, um brilho corporal inspirado nas supermodelos mais icônicas da passarela.
Em boa companhia
Ao contrário dos que vão à academia e não querem ser vistos, cresce a proposição de treinos em grupo. A proposta é fazer do treino um encontro entre amigos e conhecidos. Desta forma, vocês se incentivam a cuidar do corpo e da mente. Além de promover um ótimo encontro, é claro. Aulas de funcionais com técnicas de luta, como no OneToOne e na Jab House crescem cada vez mais. Além das aulas de bike, hotyoga e outros treinos de alta intensidade, como na Velocity, Race Bootcamp e Tonus Gym. O interessante é que você pode aderir aula por aula ao invés de pacotes completos, o que impulsiona a customização dos treinos na sua agenda semanal. “Ao trazer os amigos para compartilhar esses momentos, fortalecemos laços e potencializam os resultados, unindo forças na busca de objetivos comuns”, comenta Nélio Andrade, fundador da One To One.