Mulher-Gato: inspire-se nas unhas de Zoë Kravitz em "The Batman"
Foto: Divulgação

Não há dúvidas de que “The Batman” carrega uma identidade estética única e muito diferente do que já foi visto sobre qualquer representação cinematográfica das aventuras do personagem icônico dos quadrinhos. A versão de 2022, dirigida por Matt Reeves, apresenta Robert Pattinson no papel titular, que é acompanhado por um elenco de estrelas, incluindo Colin Farrell como Pinguim, Andy Serkis como Alfred e Zoë Kravitz como Mulher-Gato.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

No meio de um casting artístico minucioso,  figurinos exuberantes – que fazem das lutas um grande desfile – e caracterizações incríveis, como a do Pinguim (que deixou Colin Farrell irreconhecível), uma cena em específico ganha destaque: Zoë Kravitz cravando suas longas e fortes unhas no pescoço de um dos vilões do filme para se livrar dele. Mas, claro, não vamos citar nomes para não te dar spoilers.

De qualquer forma, neste momento, nós, que estamos sentados na poltrona dos cinemas assistindo, somos levados por alguns segundos a focar nossa atenção nesse frame e mais tarde, nos perguntar sobre as unhas dela. Em um filme de duas horas e 56 minutos de pura ação e uma tonelada de efeitos especiais, isso é coisa rara!

Mulher-Gato: inspire-se nas unhas de Zoë Kravitz em "The Batman"
Foto: Divulgação

Mesmo assim, o fato é que a versão de Zoë Kravitz da personagem está se destacando desde que foi revelada, deixando muitos fãs empolgados por sua construção visual, que é bem semelhante ao visual da Mulher-Gato em algumas HQs.

Mas é apaixonante como as garras da vigilante de Gotham foram criadas de maneira realista e condizente com as últimas tendências de beleza. Afinal, de Billie Eilish à Doja Cat, as unhas vêm ganhando um destaque cada vez maior nos visuais nos tapetes vermelhos das mais diversas premiações. A surpresa é que a atriz revelou que este elemento em específico não era parte do visual do filme à princípio, já que as garras só foram adicionadas ao seu figurino posteriormente.

Mulher-Gato: inspire-se nas unhas de Zoë Kravitz em "The Batman"
Foto: Divulgação

Em entrevista ao site Buzzfeed, Kravitz contou que desenvolveu o figurino junto como uma equipe e, na verdade, as unhas não foram planejadas originalmente. “Filmamos dois meses antes da quarentena e tudo parou, então, nesse tempo, comecei a deixar minhas unhas crescerem porque não conseguíamos manicures e tive essa ideia de levar isso adiante… Liguei para Matt e fiquei tipo: ‘tenho essa ideia, nós deveríamos fazer unhas loucas, malucas, maravilhosas e assustadoras que pareçam garras’. Sem esmalte nelas, então pareceriam mais com garras, e conseguimos incorporá-lo no último minuto”.

Desta forma, ao contrário das unhas que se popularizaram ainda mais nas mãos da personagem Maddy Perez, em “Euphoria”, série da HBO Max, por exemplo, a versão da Mulher-Gato carrega mais ênfase na forma e na textura, evidenciando os instintos que são característicos da personagem.

Como conseguir esse mesmo visual?

Mulher-Gato: inspire-se nas unhas de Zoë Kravitz em "The Batman"
Foto: Divulgação

Caso você não consiga deixar crescer a sua própria unha como fez a Zoë Kravitz, a melhor opção é apostar nas unhas de gel, que são capazes de criar o mesmo efeito visual, mas sem causar tantos danos à unha.  Aliás, uma informação importante sobre os alongamentos, em geral, é que muitos dos produtos utilizados em algumas opções, como a fibra de vidro, são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“É preciso ter muito cuidado ao escolher o lugar e a técnica utilizada para alongar suas unhas, já que muitas pessoas não sabem que alguns produtos não são regulamentados para uso no Brasil”, afirmou Negra Ba, especialista em artistic nails da unidade de Pinheiros da 3, 2, 1 Beauty, responsável pelas artes nas mãos de diversas celebridades, como GKay, Juliane Luziê, Jess e Rodrigo Ramas.

De acordo com ela, quando o assunto é cuidado, o gel é colocado sobre a unha natural e curado com radiação UV. Tudo isso após limpar a cutícula sem tirá-la: “o alicate remove a pele protetora, podendo provocar traumas e ainda aumentar a chance de surgirem inflamações ou, até mesmo, unhas encravadas.”

Para evitar o alicate, a especialista utiliza a cutilagem russa, que é realizada com uma tesoura e uma lixa elétrica cilíndrica, criada especialmente para lidar com a sensibilidade dessa região.

Já sobre a duração das unhas de gel, Negra Ba recomenda a troca do material a cada três semanas, pelo menos, mas destaca que é possível que as unhas possam durar até dois meses se forem bem cuidadas e se a cliente seguir com as sessões de reparo e manutenção. “Se você expor muito a unha à água é capaz que ela dure menos tempo, já que as extensões começam a se levantar com a umidade”, acrescenta.

Depois de explicar todo o procedimento de como conseguir uma unha igual a da Zoë Kravitz, a Negra Ba ressaltou um ponto importante: você não será a primeira nem a última a entrar no salão com esse pedido. “Desde que o filme foi lançado, várias clientes me chamaram nas redes sociais para pedir para copiar a unha da Mulher-Gato. Ontem mesmo, uma delas estava dentro da sala de cinema e me mandou mensagem. Tirou até foto do filme e já veio aqui fazer, viu?! A procura está muito alta.”

Bom, se querem uma confissão: eu mesma fui muito influenciada pelo filme e aproveitei para fazer a unha da Mulher-Gato. O resultado é pura ferocidade e sensualidade.