Na edição de fevereiro da Harper’s Bazaar, você confere um guia infalível para escapar da ressaca na época de festanças. E, como o Carnaval chegou, decidimos reproduzir as dicas preciosas, para ajudar todas as garotas a arrasarem neste feriado.

Anote!

PREPARE-SE: Bebidas que contém álcool são diuréticas e aceleram o processo de desidratação do organismo. Beba água antes, durante e depois daquela noite animada. “A água ocupa parte do estômago, ajuda a diluir os drinks e minimizar seus efeitos nocivos”, ensina a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria. Fazer uma refeição antes de sair de casa também garante que o estômago fique protegido e evita que você sabote a dieta com bebidas calóricas.

TOME UM CAFÉ AMERICANO: No dia seguinte, troque a xícara de café forte por um copo generoso da bebida preparada com mais água, à moda americana. “O café ajuda a manter a mente desperta e, com mais água, colabora com a hidratação do corpo”, diz Cynthia.

FAÇA UMA COMPRESSA: Para bater o inchaço do rosto, misture uma colher de café de sal em dois copos de água gelada e aplique no rosto com a ajuda de algodão ou gaze. “Para os olhos opte pelo chá de camomila ou soro fisiológico”, sugere a dermatologista Denise Steiner. Cremes com cafeína específicos para a região também são um santo remédio.

COMA UMA SALADA DE FRUTAS: Misture frutas cítricas, repletas de antioxidantes, com outras ricas em água, como a melancia, e boas fones de potássio, como a banana, e inclua uma bela salada de frutas na sua dieta diária. A combinação ajuda a diminuir o inchaço do rosto e repor nutrientes e minerais perdidos no suor, mas só funciona quando consumida com regularidade.

NÃO AGRIDA A PELE: Esfoliar o rosto não vai deixar a pele viçosa. Depois de muitos drinks e suor, a pele acorda sensível e merece uma camada de hidratante. “Procure fórmulas com ácido hialurônico, niacina, vitamina C e E. Dispense os produtos com álcool e ácidos”, recomenda Denise.

REPONHA O VIÇO: “Acorde o rosto fazendo uma massagem com seu hidratante”, ensina a maquiadora Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem. Carregue água termal na bolsa para borrifar ao longo do dia e devolver o aspecto saudável à pele.”

CORTE O SAL: Evite comer alimentos com muito sal, frituras e gorduras que vão sobrecarregar ainda mais o fígado. Para serem metabolizadas, bebidas alcoólicas levam o organismo à exaustão. Portanto, prefira saladas, queijos e carboidratos leves, que garantem energia e são de fácil digestão.

NÃO EXAGERE NO CORRETIVO: Na tentativa de camuflar as olheiras e o inchaço, o corretivo pode se tornar inimigo. “Quando aplicado muito próximo a raiz dos cílios inferiores, ele pode realçar o volume em vez de escondê-lo”, dis Vanessa. “A melhor opção é usar o corretivo apenas na parte mais escura e profunda, que fica no canto interno dos olhos.” Com sombra marrom, delineie a raiz dos cílios para garantir profundidade.

DESVIE O FOCO: Com os olhos inchados, aposte em um batom vermelho e poderoso e atraia o olhar para os lábios. Blush é outro item indispensável. Experimente aplicar as versões cremosas com a ponta dos dedos. Elas emprestam um leve brilho que parece um rubor real. Esfume em direção à parte inferior do rosto, imitando o corado natural das maçãs, e, concentre a cor em cima da bochecha”, explica Vanessa.

Foto: Arthur Belebeau/TrunkArchive.com