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Nove erros que você está cometendo na hora de fazer exercícios

Livre-se de velhos vícios: saiba como tirar o melhor do seu treino e conquiste resultados realmente eficazes

by elav
Bazaar te ajuda a conquistar melhores resultados na academia - Foto: reprodução / Harper´s Bazaar

Bazaar te ajuda a conquistar melhores resultados na academia – Foto: reprodução / Harper’s Bazaar

1. O excesso de cardio: o primeiro erro que todo mundo comete quando começa a se exercitar é exagerar no cardio. Como, por exemplo, apenas correr, correr e correr, sem alterar a rotina. A chave é tirar o melhor proveito de cada treino e adicionar intervalos por sessão. Desde movimentos de alto impacto até exercícios mais leves, a rotina deve tornar-se um caminho para um resultado eficaz, duradouro e satisfatório.

2. Não levantar pesos: as mulheres podem demorar um pouco mais para aumentar a massa muscular, em comparação com os homens. Se os exercícios com pesos forem feitos corretamente, você não apenas tonifica o corpo de forma eficaz, como vai queimar mais calorias. Para esta abordagem, consulte um especialista ou um treinador local.

3. Correr sem se alimentar: outro grande erro que cometemos é praticar exercícios sem tomar água ou com o estômago vazio. A alimentação é nossa fonte de energia. Tente comer uma porção moderada antes do exercício, seja uma refeição leve ou mesmo um mix de amêndoas, frutas secas ou uma barra de cereal. E, como sempre, carregue uma garrafa de água com você, porque a hidratação é uma questão fundamental para um bom resultado.

4. A má postura: quando ela não estiver correta, a consequência imediata é o dano muscular e lesões. Se você tiver a oportunidade de treinar com um profissional, não se esqueça de tirar o melhor proveito disso, e peça para ele te explicar todos os movimentos em detalhes, tudo pensado para você conquistar um bom resultado e evitar dores e posições que possam ser prejudiciais. Se você malha sozinho, veja vídeos, livros e revistas e, em seguida, aplique essas recomendações na frente de um espelho para aperfeiçoar cada movimento.

5. Evitar o alongamento: este é um grande erro. Por quê? Porque quando você termina seus exercícios de rotina e não se alonga, você corre o risco de se machucar por mudanças bruscas de temperatura corporal e pausa total de movimento. Fora isso, se você não se alongar, a dor muscular do dia seguinte pode ser mais forte do que nunca.

6. Comer descontroladamente após o exercício e pensar que você não vai engordar: se você sempre sente muita fome após os treinos, comece a comer de forma saudável antes de ir para a academia e consuma vegetais depois. Comer aipo, feijão e alface é uma ótima alternativa para satisfazer a fome e acelerar o metabolismo. Conheça aqui outros alimentos eficazes na missão de acelerar seu metabolismo.

7. Fazer abdominais e agachamentos o tempo todo: a questão aqui deve ser mais qualidade do que quantidade. Consulte um especialista para fazê-los bem. Não vale a pena exagerar e depois não conseguir bons resultados. Os músculos precisam de um descanso. Bazaar dá dicas de exercícios para você fazer em casa entre uma atividade rotineira e outra.

8. Fazer um treino de forma automática: se você repetir a mesma coisa todas as semanas, ela acaba perdendo efeito. Você precisa tentar algo novo. Uma vez que seu corpo se acomoda fazendo algo, esse é o sinal de que você deve aplicar uma mudança. Mudar o treino exige mais do que um novo pensamento, adiciona um novo gás e desejos de conquistar bons resultados.

9. Tomar atalhos: se você estiver usando pesos leves apenas para acrescentar algo à sua rotina, não se preocupe. Não faça pausas desnecessárias. Mas, que tal tentar quebrar o molde e colocar o seu corpo para viver uma nova rotina? Adicione novas atividades, peso e muito mais. Exercícios podem fazer tão bem para a sua mente quanto para o seu corpo. E, lembre-se, não consuma nada que não seja prescrito por um profissional.