Foto: reprodução
Foto: reprodução

Todo mundo tem uma teoria sobre a melhor maneira de curar – ou até mesmo de impedir – a tão temida ressaca. Comer pizza, daquelas bem gordurosas, encarar um fast food, tomar vitamina C antes de dormir, litros de café ao acordar, muita água e por aí vai. E não importa o que tentamos fazer, uma dor de cabeça ou uma sensação de mal estar insiste em nos tirar do sério. A novidade? Um recente estudo revelou que  a cura final para a ressaca está mais próxima do que imaginamos: beber suco de pera oriental.

Pesquisas no Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CISRO), organização de pesquisa científica do governo australiano, descobriu que pessoas que consumiam cerca de 220 ml (pouco menos de 1 xícara) de suco de pera antes de beber álcool, apresentaram menos sintomas da ressaca ou até nenhum no dia seguinte. De todos os dramas da ressaca, a maior melhora foi observada na capacidade dos indivíduos de se concentrar.

A razão por trás desse fenômenos não é clara ainda, mas o principal pesquisador do estudo, Manny Noakes, diz que o suco de pêra contém enzimas que são necessárias para acelerar o metabolismo do álcool e ligeiramente inibe a absorção do mesmo, ou seja, um milagre.

É importante lembrar que os efeitos positivos do suco foram testados apenas quando tomado antes da bebida alcoólica, então tomar um copo de suco de pêra durante o auge da sua animação pode não vai funcionar. E mais: por enquanto não há nenhum indicio de que diferentes tipos de peras farão diferença no resultado. Não custa nada tentar, né?