A receita para perder peso pode até parecer fácil: corte as comidas processadas, aposte em alimentos nutritivos e vá para a academia. Porém, todos sabem que na realidade é muito mais difícil. Qualquer tentação é o suficiente para que o trem do equilíbrio saia dos trilhos.
Outro mito que paira no ar é o protagonismo da atividade física, sendo que, na verdade, os profissionais da área creditam a alimentação saudável como responsável pela mudança corporal. Por este motivo, a Bazaar US consultou os top nutricionistas para desmistificar os tabus relacionados às dietas e descobrir quais são as dicas que eles dão até para seus amigos. Confira!
1. Escolha um guilty pleasure (aquela comidinha que é um prazer comer, mas te deixa culpado), mas perca o remorso
“Pergunte-se: ‘Qual é a sua maior fraqueza na dieta?’. Se for algo sem o qual você não consegue se imaginar sem, continue comendo”, revela a Phd em nutrição, Janet Brill. Porém, para equilibrar a balança é necessário desistir de alguns alimentos com o mesmo valor nutricional. Em relação ao consumo, Janet alerta: coma em doses homeopáticas, para te incentivar a continuar na linha.
2. Troque uma refeição por um smoothie
“Quanto mais opções, mais erros você pode cometer – e isso pode diminuir a perda de peso”, conta Manuel Villacorta, fundador e autor do Whole Body Reboot. “Ter sempre uma ou duas receitas de smoothies em mãos facilita a decisão”, adiciona. Mas, tenha sempre em mente que a escolha tem que levar em consideração o valor nutricional dos ingredientes, para não defasar e nem saturar a dieta. “Abacate, sementes de chia, vegetais e berrys são ótimos ingredientes.”
3. Aproveite bem o vinho
“Sempre estou procurando uma opção de cocktail de baixa caloria. Mas, sugiro que esqueça isso e aproveite uma boa taça de vinho”, conta Michelle Shepherd, idealizadora do centro Westcoast Nutrition. Para completar, recentemente, a Universidade de Harvard divulgou um estudo que comprova que pessoas que ingerem vinho tendem a perder peso.
4. Sim, porções importam
“Não importa se você cortou toda a comida processada da sua vida, manter as porções em um tamanho adequado é o que garante resultado”, diz Villacorta. Lembre-se, não é porque o alimento é mais saudável que você deve exagerar – afinal, ele ainda pode possuir muitas calorias.
5. Vá com calma
“É mais importante ser persistente do que perfeito”, diz Tori Holthaus, fundadora do YES! Nutrition. “Muitas vezes, vejo amigos que vão com tudo desistindo no dia seguinte”, conta. “Tenha pequenas metas semanais, como por exemplo tomar água com limão pela manhã ou introduzir vegetais nas refeições para se manter motivada.”
6. Escolha um amigo para te vigiar
“Muitas pessoas sentem vergonha de tentar ser mais saudável. Acredito que a ajuda de um amigo possa vir a calhar em uma situação assim”, conta Brill. Um amigo pode ser uma muleta próxima, mas também é fundamental contar com a ajuda de um profissional especializado, como uma nutricionista.
7. Controle a bebida
Evite consumir álcool em excesso, pois ele se transforma em açúcar no corpo. “Escolha uma água com gás flavorizada para curtir a noite. Ela te ajuda a socializar economizando nas calorias – e na ressaca”, diz o nutricionista Dawn Jackson Blatner, do site My Diet Is Better Than Yours.