abre-beaute-beleza-pele-tratamentos
Alguns hábitos e tratamentos de beleza podem se tornar vilões – Foto: reprodução

Tentar melhorar a qualidade de sua pele com determinados tratamentos de beleza pode ser mais prejudicial do que benéfico; especialmente se você testa diariamente tudo que o mercado impõe e lança. A pele precisa descansar e alguns hábitos podem se tornar prejudiciais. Confira agora oito deles:

#1. Esfoliação em excesso – Sim, existem pessoas viciadas neste hábito, que deve ser limitado a uma vez por semana. Use um produto de qualidade e adequado para o seu tipo de pele. Se você realmente acha que precisa repetir o procedimento em um período de tempo menor, não se esqueça de aplicar um creme para hidratação intensa nos dias em que você não fizer a limpeza facial.

#2. Tentar remover cada cravo ou espinha aparece em seu rosto – Esse é um dos erros mais agressivos de todos e tem efeitos muito nocivos. Quanto mais você pressionar a área, mais inflamação vai causar – o que pode até gerar pequenas marcas difíceis de retirar.

#3. Lavar o rosto com muita frequência – Não pense que uma limpeza extra envolve lavar o rosto várias vezes. Não se esqueça de que a pele do rosto é um órgão muito sensível e pode sofrer erupções cutâneas ou eczema. Os componentes químicos dos sabonetes adicionados à água geram um pH desequilibrado. E para uma pele saudável, é necessário o oposto.

#4. Utilizar sempre o mesmo produto, ao longo de todo o ano, sem distinguir as estações – A cada mudança climática é necessário que você reveja sua rotina de beleza. No inverno, o foco é na hidratação. Na primavera, é necessário limpar e exfoliar, para eliminar os efeitos do frio em sua pele. No verão, é preciso, principalmente, proteger a pele do sol. E no outono, reparar.

#5. Maltratar a pele ao redor dos olhos – Esta área da face é a que tem a pele mais fina e mais delicada. É por isso que os primeiros sinais da idade aparecem nessa região. Não saber passar delineador, remover maquiagem com muita pressão e, até mesmo, o uso exagerado de lentes de contato podem fazer com que suas fibras percam colágeno; o que faz com que os olhos exibam as famosas e temidas linhas de expressão prematuras.

#6. Bronzear sem proteção solar – Ainda que você ache que preparou bem a pele para o verão e que tenha utilizado produtos autobronzeadores durante meses, não deve esquecer ou deixar de lado a proteção solar. A exposição diária aos raios UV sem proteção pode causar manchas e melanomas.

#7. Fumar – Além de fazer muito mal a sua saúde, sua pele também agradecerá se você deixar este hábito de lado. A fumaça do cigarro, além de deixar sua pele mais sensível, também aumenta o risco de câncer de pele.

#8- Investir em tratamentos de beleza mais caros do que você pode pagar, ou abandonar antes de finalizar – Acredite ou não, esse também é um erro muito comum. Os tratamentos de beleza são baseadas, principalmente, na constância. E quem não puder pagar a quantidade de sessões exigidas também não vai obter nenhum efeito. O abandono é o erro básico. Você optar apenas por rotinas que pode seguir, que combinem com seu dia a dia.