Os principais fatores pelos quais a pele fica sem brilho

Saiba como evitar a aparência opaca

by Marcela Palhão
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Com a popularização das rotinas de skincare, uma pele saudável e brilhante se tornou o maior sonho de grande parte das pessoas. Porém, esse resultado é muito difícil de se alcançar, já que diversas agressões que sofremos diariamente causam graves consequências à saúde e beleza, como desidratação e ressecamento. Conheça as principais razões pelas quais nossa pele torna-se opaca, além de dicas do dermatologista Jardis Volpe para combatê-las:

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Células mortas
Diariamente, perdemos milhões de células de nossa pele que, se não forem removidas de forma adequada, acumulam-se e formam uma camada de sujeira sobre o tecido que o impede de refletir luz. “É possível dar fim a essas células mortas através da realização de uma esfoliação de uma a duas vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele. Além disso, peelings com alfa e beta-hidroxiácidos também são ótimos nessa remoção”, recomenda o médico.

Poluição
O ar poluído contém uma série de pequenas partículas que criam radicais livres na pele, ou seja, moléculas que são as principais causadoras do envelhecimento precoce, por danificar as fibras de colágeno e estimular a produção excessiva de pigmentos. Com isso, o tom e a textura da pele tornam-se irregulares, fazendo com que o tecido adquira um aspecto opaco e acinzentado.

Segundo Volpe, a melhor maneira de resolver esse problema é lavar o rosto todas as noites, para não permitir que essa sujeira danifique a pele enquanto dormimos. Os melhores produtos para isso são sabonetes cremosos e suaves, que ajudam na reconstrução da barreira da pele. “Além disso, vale a pena investir em cosméticos formulados com antioxidantes, como vitamina C, ou ingredientes antipoluição, como Exo-P e Pro-Shield”, indica.

Estresse
Uma rotina agitada no trabalho, uma noite de sono mal dormida ou uma discussão são fatores que podem deixar sua pele sem brilho e com um aspecto cansado. “O estresse causado por essas situações faz com que ocorra um aumento nos níveis de cortisol, que levam a uma série de alterações no organismo, incluindo a constrição dos vasos sanguíneos, o que dificulta que nutrientes cheguem adequadamente na pele”, explica o médico.

A melhor maneira de evitar isso é tirando um tempo para cuidar de si, seja descansando ou realizando uma massagem facial, que estimula o fluxo sanguíneo na região e, consequentemente, recupera o brilho.

Foto: Harper's Bazaar US

Foto: Harper’s Bazaar US

Desidratação
Dr. Volpe explica que a perda de água nas camadas mais profundas da pele causa uma diminuição na espessura do tecido, o tornando opaco. Para que isso não aconteça, o médico indica o uso de produtos com ativos de alta propriedade hidratante, ou seja, cosméticos formulados com ácido hialurônico, progentrix e hyaxel.

Falta de nutrientes
Os sais minerais são componentes fundamentais para que o organismo produza antioxidantes naturais, responsáveis por proteger a pele. Porém, é extremamente difícil obter as quantidades diárias desses nutrientes apenas com uma alimentação balanceada. O médico recomenda o uso de suplementos de vitamina C, selênio, cobre, ferro e zinco, mas apenas depois de consultar um médico, que indicará a quantidade necessária para cada indivíduo.

Exposição prolongada e sem proteção ao sol
De acordo com o médico, os danos causados pela radiação ultravioleta do sol são uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele, que tende a tornar-se flácida e sem brilho. Por isso, é fundamental o uso diário de um protetor solar com no mínimo FPS 30, que deve ser reaplicado com frequência.

Alterações hormonais
Quando há alguma alteração nos níveis hormonais devido à puberdade, menopausa ou uso de medicamentos, é comum que a aparência da pele também seja afetada. “Como as alterações hormonais podem ter as mais diversas causas e efeitos, o mais importante é que você consulte um médico, já que apenas ele poderá indicar o melhor tratamento para dar fim a origem do problema”, conclui dr. Volpe.

Leia mais:
Sete atitudes diárias que são perigosas a pele
Bazaar testou: cinco máscaras faciais para fazer em casa
Kaia Gerber: seis dicas de beauté da modelo americana