Por Vânia Goy

Superfemininos, os tons pastel cobriram as passarelas internacionais de verão 2012 com inocência e delicadeza. Nos backstages, blushes, sombras e batons açucarados lembravam os macarons da tradicional pâtisserie francesa Ladureé que vai de inaugurar uma loja no shopping JK, em São Paulo.

Esmaecida, a gama de verde, rosa, lilás, azul, coral e até dourado-amarelo deve ganhar as pálpebras “formando blocos de cor”, segundo Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C. O rosa com cintilância deixa para trás a fama infantil quando combinado com a pele viçosa e iluminada. Outra opção nada juvenil é finalizar o make com lápis preto apenas na raiz inferior dos cílios, como no desfile da marca House of Holland.

As mais ousadas levaram a tendência a outro nível, tingindo mechas do cabelo com a paleta colorida – aposta de experts como Orlando Pita, que comanda o Orlo Salon em Manhattan e tem Gwyneth Paltrow e Julianne Moore entre as clientes. Elas são especialmente adotadas pelas loiras platinadas, que arriscam um mix com rosa bebê em meio aos fios claríssimos.

Para começar, experimente trocar aquele blush bronze por um tom de pêssego, que vai bem com qualquer tonalidade de pele, e com lábios rosados. “Aplique a cor com os dedos para deixar o contorno indefinido”, ensina Fabiana.