Busca Home Bazaar Brasil

Pele make-up free é tendência; veja o que fazer para aderir!

O dermatologista André Braz indica os cuidados necessários

by Guilherme Rodrigues
Alicia Keys no BET Awards - Foto: Getty Images

Alicia Keys no BET Awards – Foto: Getty Images

por Eduardo Rolo

Recentemente, a cantora Alicia Keys  decidiu parar de usar maquiagem para esconder suas imperfeições. “Escrevi uma lista de coisas que eu estava cansada. E uma delas foi o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para serem magras, ou sensuais, desejáveis ou perfeitas”, escreveu em carta aberta. “(Agora eu estou) mais forte, poderosa, livre, e honestamente boa”, complementou.

Leia mais: Acelera Yoga: conheça as versões mais agitadas da prática 

Cumprindo a sua promessa, nesse domingo (26.06), a cantora atravessou o tapete vermelho do BET Awards, premiação que homenageia os negros do entretenimento norte-americano, com o rosto completamente livre de make. A atitude tem tudo a ver com os novos tempos, que pedem por mais diversidade, representatividade e o fim dos padrões irreais.

Se assim como ela, você sente vontade de abandonar a base, corretivo e pó, é interessante adotar algumas medidas para recuperar a pele do uso excessivo desses produtos durante muitos anos. ”É importante fazer um tratamento orientado por um  médico com uso de antioxidantes. O especialista poderá, também, prescrever um ácido para uso à noite”, diz o dermatologista André Braz. “Será importante clarear a derme por meio do uso de despigmentantes. É necessário que a paciente tenha orientação de um profissional especializado.”

Sobre os cuidados gerais,  Braz ressalta a importância da limpeza diária com produtos específicos para casa tipo pele: “Para dermes normais, sugiro sabonete em gel. Para as oleosas, prefiro sabonetes mais detergentes, em gel ou barra. Caso a pele seja mais ressecada, é importante o uso de uma loção de limpeza. Pela manhã é necessário sempre usar um hidratante para e protetor solar. No inverno, recomendamos ácidos à noite que deixam a pele mais fina.”

Leia mais: Existe uma vitamina para cada necessidade do seu corpo; veja a ideal para você!

Um dos apelos maiores da maquiagem é a promessa de uma pele uniforme, livre de manchas como as das olheiras. “Há cremes despigmentantes específicos para dos olhos. Indico, também, o peeling específico para olheiras, combinado com tratamentos de lasers”, diz o médico sobre a região dos olhos. “Lembrando que noites de sono ruim levam à maior incidência de mancha”, completa.

Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram

Leia mais: Máscara de LED é novo hit entre as famosas

“Para controlar a oleosidade, recomendo usar sabonete com maior intensidade de  detergência”, diz sobre a manutenção da derme. “Atualmente no mercado existem produtos matificantes, que controlam oleosidade da pele”, revela. ” Para a noite, é importante utilizar creme hidratante com toque seco –  em sérum, loção ou gel”, complementa.

Já se o problema for acne, o melhor é procurar um profissional especializado para avaliar suas necessidades específicas.

Leia mais: Depois de dominar os makes, técnica “strobing” ganha os cabelos