Julia Van Os na Harper’s Bazaar Alemanha – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

O inverno é, sem dúvidas, uma estação cruel para a pele. Isso porque a secura da estação faz com que a pele fique mais desidratada e, consequentemente, ressecada, prejudicando até mesmo quem já tem uma rotina de skin care. Porém, com a chegada da primavera, essa história muda completamente. A estação mais florida do ano é muito propícia para que você hidrate sua pele da forma correta, recuperando-a dos danos que o inverno causou. E os cuidados são simples. Quer saber quais? veja aqui dicas para a limpeza e a hidratação da sua pele!

Proteger-se do sol

A primeira coisa que você deve fazer para prevenir o ressecamento da pele é evitar tomar sol sem protetor solar, principalmente o sol do início da tarde. O sol, na primavera, já começa a ganhar mais força do que no inverno, e os danos para a pele podem ser graves, caso você não passe protetor solar e na reaplicação ao longo do dia. O mínimo recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia são os protetores de FPS 30. Isso não significa que você deve parar de tomar sol, mas, sim, se proteger dos raios ultravioletas. E lembre-se de que, para pessoas que têm tons de pele mais escuros, o tempo para tomar sol é de uma hora.

Faça limpeza de pele

Muitas pessoas se esquecem que a limpeza de pele é fundamental para manter os cuidados. Trata-se de uma etapa essencial da hidratação e do skin care. Na primavera, evite usar esponjas (principalmente, as mais grossas) e prefira a espuma de sabonete para limpar o rosto, com água morna. Quanto mais delicado o toque, menos você agride a pele já ressecada.

Não se esqueça da hidratação

Outra peça fundamental para o skin care na primavera é a hidratação diária. Em todas as épocas do ano a hidratação é importante, porém será na primavera que você fará uma hidratação profunda da pele para reparar os danos do inverno. A dermatologista Lia Albuquerque recomenda passar hidratantes para o corpo logo após o banho (a umidade da pele ajuda na absorção dos produtos) e hidratantes especiais para o rosto, que devem ser passados após a limpeza da pele. Atente-se também ao seu tipo de pele na hora de escolher os produtos.

Se tiver dúvidas ou não souber qual o seu tipo de pele, o ideal é procurar por profissionais formados no curso de estética e também dermatologistas para ajudar você e, de quebra, montar uma rotina de beauté completa!