Jean-Claude Ellena, perfumista da Hermès, e o Épice Marine, nova fragrância da maison à venda no Brasil a partir de fevereiro - Fotos: Reprodução
Jean-Claude Ellena, perfumista da Hermès, e o Épice Marine, nova fragrância da maison à venda no Brasil a partir de fevereiro – Fotos: Reprodução

Por Anna Del Mar

Chega às lojas brasileiras em fevereiro de 2014 o perfume Épice Marine, da Hermès, o 11º da coleção Hermessence, que acaba de ser apresentado aos brasileiros por Jean-Claude Ellena, perfumista da marca. Ellena, que também veio ao país para lançar o livro Diário de Um Perfumista, contou a Bazaar que a fragrância nasceu de um encontro com um amigo: o renomado chef Olivier Roellinger, em Cancale, na França.

Roellinger possui uma sala de especiarias que entreteve os dois por toda uma tarde. Ao fim da viagem, ele convidou o perfumista para ajuda-lo com uma linha de iogurtes perfumados que pretendia lançar e, ao fim do projeto, mais um convite: Ellena recrutou o chef para fazer uma fragrância que retratasse o cheiro de St-Malo, cidade portuária próxima de Cancale que por muitos anos recebeu os navios que vinham carregados de especiarias da Índia.

Ao fim da experiência, Roellinger sentiu falta do cheiro de neblina comum ao local que, para Ellena, tem o mesmo cheiro do uísque Bruichladdich. O perfumista experimentou então passar a bebidinha na pele e assim arrematou a sua obra. O resultado? Perfume forte, marcante e único.