Entenda os benefícios que os variados tipos de óleos podem trazer para sua pele e corpo! - Foto: reprodução / Harper´s Bazaar
Entenda os benefícios que os variados tipos de óleos podem trazer para sua pele e corpo! – Foto: reprodução / Harper´s Bazaar

Até pouco tempo atrás, os ingredientes naturais e básicos no universo dos cosméticos estiveram reservados à pessoas de perfil naturistas. Porém, atualmente, foi confirmada a tendência que retoma esse tipo de produto ao mercado – e que vem conquistando cada vez mais adeptos. Entre eles os melhores dermatologistas, facialistas, maquiadores, celebridades e supermodelos. Com funcionalidades como nutrir o cabelo e hidratar a pele, a nova geração de óleos parece ser a cura para todos os nossos problemas de beleza, graças a sua poderosa combinação de antioxidantes e vitaminas. Seria essa uma tendência passageira? Não ao que parece!

O óleo de coco foi um dos primeiros a chegar. “Ele traz um brilho instantâneo para a pele e – graças as suas propriedades antibacterianas, antifúngica e antioxidantes – não causa acne”, contou o dermatologista Paul Jarrod Frank para a edição americana da Harper’s Bazaar. “Ele também possui ácido ferúlico, que reduz inflamações.” O item acabou ganhando mais fãs que o próprio Botox. Afinal, não é todo dia que você encontra um produto natural – barato! – que ajuda a hidratar, melhorar a elasticidade e elimina o frizz do cabelo, ao mesmo tempo que protege, nutre e limpa a pele.

Mas é claro que o universo dos azeites não se limita ao óleo de coco. Tom Pêcheux, make up artist, que assina a beleza do Fashion Show da Victoria´s Secret, entrega seu valioso truque e assegura: aplicar Rodin Olio Lusso (produto composto por uma mistura de onze óleos essenciais) como um hidratante na pele das Angels antes do desfile confere um resultado “sensual, natural e excelente!”. Ainda não está convencida? Saiba que Sienna Miller e Liv Tyler também são adeptas fiéis deste cosmético.

O Rodin Olio Russo possui alto poder hidratante e reparador, além de deixar a pele com um brilho saudável e uma luminosidade natural - Foto: reprodução
O Rodin Olio Russo possui alto poder hidratante e reparador, além de deixar a pele com um brilho saudável e uma luminosidade natural – Foto: reprodução

Miranda Kerr, por exemplo, sempre usa óleo de coco em alimentos, e o de pétalas de rosa em questões cosméticas: “Eu usei óleo de pétalas de rosa durante toda a gravidez e não tenho nenhuma estria”, confessou recentemente a modelo. “É realmente muito nutritivo e cheio de antioxidantes e ácidos graxos essenciais.”

E o que dizer da pele oleosa e propensa a acne? Estes produtos chegaram para desafiar tudo o que costumávamos acreditar. O óleo da árvore do chá, pro exemplo, é um tratamento natural ideal que impede os surtos acneicos. Ele ajuda a matar as bactérias e combater a infecção graças as suas propriedades antimicrobianas. Já se você tem pele mista, óleo de sândalo é um ótimo hidratante, pois equilibra as diferenças.

Mas estas não são as únicas propriedades dos óleos: se você já está preocupado com os efeitos da idade, saiba que eles são agentes antienvelhecimento poderosos. “Os óleos são naturalmente mais suaves do que muitos produtos anti-idade, porque levam os ingredientes ativos para a camada mais profunda da pele sem irritar a superfície”, diz o dermatologista David Colbert. Entre os melhores produtos se encontram o óleo de argan e o de pétalas de rosa, que contêm ácidos graxos essenciais para nutrir e tonificar a pele. O óleo de amêndoa, por sua vez, traz vitaminas A, C, E, e retinol natural que desacelera o envelhecimento. E agora? Você está convencida?

Leia também: 15 maneiras de usar óleo de coco!