Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Assim como em outros anos, o fim de 2023 foi marcado por celebrações e festas – o que faz com que o início de 2024 venha acompanhado das consequências de ficar acordado até mais tarde, beber demais e aproveitar as iguarias das festividades. Se os efeitos das comemorações te pegaram nos primeiros dias do ano, veja um guia para se recuperar e iniciar o mês de forma saudável:

Haja água!

Seja pelos efeitos da exposição ao sol, do consumo excessivo de álcool ou da falta de frutas e verduras na alimentação, uma hidratação potente faz a diferença no pós-festas – e ela pode ser feita de diversas maneiras. Além do consumo de água, que nunca deve ser menosprezado, há outros opções que ajudam a dar um boost na reposição de líquidos, como chás de hortelã ou gengibre (que melhoram a digestão), água de coco e smoothies de frutas, que ajudam a repor nutrientes essenciais. Na contramão, é importante evitar o consumo de cafeína, que pode piorar a desidratação.

A hidratação também deve ser feita de fora para dentro, ou seja, é o momento de reforçar sua rotina de skincare. Além da alimentação, alguns cuidados básicos precisam ser mantidos, como usar um limpador para o seu tipo de pele, reaplicar o protetor solar e retirar a maquiagem antes de dormir. O ácido hialurônico é o melhor amigo do pós-festa, por ter um baixo peso molecular, que atinge camadas mais profundas da pele, e excelente poder de hidratação.

A pele que habito

Sejamos sinceros, a pele sofre demais com as aventuras de uma noite animada e, por isso, não tem a melhor aparência no dia seguinte. Alguns itens podem ajudar a dar um up no visual, como máscaras para a região dos olhos, que combatem o inchaço e a escuridão da pele. Uma outra dica, para potencializar o produto, é deixá-lo algumas horas na geladeira antes do uso, já que as baixas temperaturas ajudam a desinchar.

Dê preferência a produtos mais leves, como séruns, brumas e hidratantes em gel, e que não agridam a pele, ou seja, dê uma pausa no uso de ácidos. Na hora da aplicação desses produtos, uma massagem facial ajuda a diminuir o inchaço – e pode ser feita com as próprias mãos ou com rolinhos de pedra.

Momento extrassaudável

Pode ser difícil, mas mexer o corpo é uma excelente forma de aliviar a ressaca. Praticar exercícios físicos de forma regular contribui no processo de desintoxicação, já que reduz a inflamação, estimula o sistema natural de desintoxicação (o suor elimina toxinas e aumenta a circulação sanguínea, potencializando a remoção de resíduos dos órgãos) e melhora a função metabólica. No pós-festa, uma caminhada leve ao ar livre movimenta o sistema linfático e oxigena o cérebro.

Na hora de se alimentar, opte por alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas (morangos, mirtilos e amoras) ou cítricas (laranja e limão), nozes e sementes (amêndoas, nozes, chia e linhaça) e folhas verdes (espinafre, couve e rúcula). Esses tipos de alimento tem o benefício de neutralizar radicais livres e redução do estresse oxidativo. Além disso, inclua frutas e vegetais ricos em fibras, como maçãs, peras e brócolis, nos cardápios pós-festas.

Dê um tempo

Nesses momentos, o seu corpo também precisa ser ouvido. Aproveite o pós-festas para descansar, não há nada melhor para se recuperar do que uma boa noite de sono. Além disso, aproveite o momento para deixar outras coisas de lado, como comidas gordurosas e, é claro, o álcool.