Powerful cat eyes - Foto: reprodução / Harper´s Bazaar
Powerful cat eyes – Foto: reprodução / Harper´s Bazaar

Entre os estilos de maquiagem que vão do dia à noite, e que agradam grande parte das mulheres, o delineado nos olhos se destaca. Feito com delineador, que pode ser em versão liquida ou gel, ou com lápis kohl/kajal, o cat eyes aumenta visualmente os olhos e a espessura dos cílios, corrige pequenos defeitos e proporciona profundidade ao olhar. E o melhor: eles são para todas as mulheres. Sua variedade de estilos favorece todas as idades (cronológicas ou aparentes). Porque, claro, a pálpebra de uma menina de vinte e poucos anos não é a mesma de uma mulher de 50, que já apresenta rugas e redução da espessura dos cílios e sobrancelhas.

Maquiadores concordam que, com base na fisionomia, há certa regras a respeito de qual tipo de traço fica melhor. Por exemplo, quem possui olhos amendoados deve fazer uma linha fina que engrosse gradualmente de dentro para fora. Por outro lado, quem possui olhos caídos, deve começar a linha a partir do ponto onde a pálpebra começa a cair, e torná-la mais grossa à medida que chegar ao canto do olho. Em olhares rasgados, o efeito fica mais bonito se você fizer uma linha de espessura igual em todos os pontos. Gato Zamora, maquiador oficial da Maybelline NY, ensina os truques para que você entenda qual cat eye é o seu ideal:

Taylor Swift - Foto: Getty Images
Taylor Swift – Foto: Getty Images

Taylor Swift, 25 anos, com canto de olho espetacular
“Aos 20 anos, as pálpebras são mais firmes do que nunca, ideais para desenhar linhas perfeitas. É hora de exagerar. Aproveite para tentar um delineado preto que termine com uma ponta ascendente bem fina”, diz Gato. Para fazer isso, o ideal é usar um delineador em gel, que garante traços de diferentes larguras e um tom de preto bem forte.

Dica: “Termine o olhar marcando bastante os cílios superiores e inferiores. Nos lábios use um batom nude brilhoso”, indica o maquiador.

Alexa Chung - Foto: Getty Images
Alexa Chung – Foto: Getty Images

Alexa Chung, 31 anos, com o delineador que a tornou famosa
Aos 30 anos a pele ainda é jovem e pode pode criar linhas precisas. “No entanto, o momento perfeito para promover um olhar mais romântico e descontraído é agora”, disse o especialista da Maybelline NY. O ideal? Criar um canto de olhos, fazendo uma linha fina e ligeiramente horizontal, e marcar bem os cílios, principalmente no exterior, para conquistar um olhar felino.”É mais fácil fazer isso com uma caneta delineadora de ponta extrafina”, recomenda Gato.

Dica: “Combine-o com um toque de blush em creme para criar bochechas rosadas e os lábios em tons frutados para o dia ou vermelho brilhante para a noite”, sugere o maquiador.

Kate Winslet - Foto: Getty Images
Kate Winslet – Foto: Getty Images

Kate Winslet, 39 anos, com os olhos realçados por uma linha esfumado
Aos 40 anos, a mulher ainda tem um pele de aspecto jovem, talvez até mais do que o 30, mas as pálpebras já não tem o mesmo vigor e é normal que a pele caia um pouco na dobra, o que já não permite que você faça o traço de delineador clássico. “Neste caso, não há margem para erro. Escolha um delineado esfumado”, diz Gato. É fácil: “faça uma linha preta com um lápis de dureza média sobre os cílios superiores, em seguida passe um pincel chato por cima, de uma ponta a outra. Feito isso, pinte o interior do olho e entre os cílios inferiores com um lápis marrom para obter um olhar felino, no entanto, não faça traços rígidos”, diz o maquiador.

Dica: nos lábios, qualquer tom frutado que contribua com frescor e jovialidade ao rosto.

Julianne Moore - Foto: Getty Images
Julianne Moore – Foto: Getty Images

Julianne Moore, 54 anos, smokey cat eyes acobreados
Quando chegar aos 50, o cat eye esfumado se torna uma regra. “Eu recomendo fazê-lo em tons de bronze ou cobre. O preto, neste caso, deve ser limitado a um delineador sutil na linha dos cílios superiores e sempre sem ponta. Serão as sombras que, sutilmente, rasgarão o olhar para o efeito de olho de gato. Para um plus de elegância, você pode preencher as sobrancelhas e dar-lhes volume com uma máscara especial para elas.”

Segredo: “A maquiagem deve ser fresca, em cores neutras porém acesas, inclusive no batom, que tragam alegria para o rosto. Os cílios, por outro lado, deve levar uma máscara que dá volume natural, sem aglomeração”, diz o especialista.