Gabrila Bahia – Foto:Marcelle Rosenthal

A pandemia e a quarentena transformaram a maneira como enxergamos os exercícios físicos, como os encaixamos a nossa nova rotina e como podemos adaptá-los ao espaço da nossa casa. Com o início da flexibilização dos espaços públicos, as dúvidas sobre retomar o hábito de frequentar uma academia ou de se exercitar em espaços abertos aumentaram. Além disso, diversas pessoas enxergam este momento como uma possibilidade de retomar os treinos que ficaram parados durante o isolamento social.

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Mais do que nunca é preciso reforçar os cuidados e proteção. Não apenas as questões de segurança contra o coronavírus, mas também a inteligência de ouvir o que o seu corpo precisa e consegue fazer nesta retomada. Pensando nisso, conversamos com Gabriela Bahia, educadora física que tem Isis Valverde e Larissa Manoela entre suas alunas, sobre os principais cuidados e dicas deste momento.

Além disso, para quem busca uma nova forma de se exercitar, no dia 26 de setembro, Gabriela irá conduzir um treino em formato drive-in. O “Na Batida do Treino” foi desenvolvido pela profissional e irá oferecer uma experiência de funcional full body ao vivo. Serão disponibilizadas 86 vagas e os alunos terão um espaço delimitado ao redor do seu veículo para treinar.

Acesse o site do evento para mais informações e veja as dicas de Gabriela abaixo:

Qual o melhor tipo de exercício para quem está há muito tempo sem treinar?

Os exercícios funcionais são ótimos pra qualquer nível em que a pessoa se encontra. São exercícios que trabalham o corpo todo, mobilidade, coordenação motora, além de melhorar a força e resistência do músculo. O que difere é a intensidade ou a complexidade que cada indivíduo vai colocar em cada treino.

Para quem ficou parado durante a quarentena, quais as melhores dicas para retomar o hábito de se exercitar e reconquistar o desempenho que tinha antes?

A melhor dica é começar. Não tem muito segredo: vai indo aos poucos, se movimentando e tentando dar seu melhor a cada dia. Sempre falo “não foca sua atenção no resultado, foca no hoje, em fazer e dar seu melhor!” Dessa forma, seu corpo vai se adaptando novamente e aquilo vira hábito. Faça por você!

Para quem ainda não se sente confortável para treinar fora de casa ou em academias, quais os melhores exercícios para fazer dentro de casa?

Novamente os exercícios funcionais. São exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, com ou sem equipamentos. É maravilhoso porque, além de trabalhar o corpo, trabalha nossa mente nos deixando mais animados pro nosso dia-a-dia.

Quais equipamentos não podem faltar para quem gostou do hábito de treinar sozinho?

Eu sou adepta aos pesos livres, como caneleira, halter, corda e colchão. Com esses equipamentos, você pode trabalhar o corpo todo e ter bons resultados. Mas é sempre bom reforçar que os treinos funcionais conseguimos também fazer sem equipamentos.

Com o uso da máscara, existe alguma dica para não diminuir o desempenho?

O uso da máscara dificulta um pouco a entrada do ar, então minha dica é manter a respiração sempre consciente e bem ativa porque isso irá ajudar a não diminuir seu desempenho.

O que devemos observar na hora de voltar a se exercitar na academia ou fora de casa?

Evitar levar as mãos sujas no rosto, evitar contato com seu professor ou outras pessoas e caso for levar a mão na máscara tocar só na cordinha. Lembre-se de se hidratar bastante também, que é muito importante. Só pra finalizar, vale lembrar que o exercício físico é o melhor “remédio” pra nossa imunidade!