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Quatro dicas para driblar a compulsão alimentar no inverno

Veja as regras de Gladia Bernardi, autora do best-seller "Código Secreto do Emagrecimento"

by redação bazaar
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

No inverno, é comum que as pessoas exagerem no consumo de alguns alimentos calóricos como chocolate quente, fondue, doces, pães e massas. Porém, a especialista em obesidade Gladia Bernardi, autora do best-seller “Código Secreto do Emagrecimento”, explica que o frio não pode ser uma desculpa para comermos além da conta, e que é preciso buscar o equilíbrio na alimentação para não terminar a estação com quilos indesejados.

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“Podemos, sim, comer alimentos calóricos de vez em quando, o que não podemos é comer em excesso, e a todo o momento, ou seja, de forma compulsiva e sem controle”, diz a nutricionista.

Veja cinco dicas da expert:

Aprenda a se aquecer de forma saudável
Busque formas mais saudáveis de enfrentar as baixas temperaturas e não se jogue no chocolate quente. “Chás, por exemplo, pode ser ingerido durante o dia e, dependendo do sabor, trazem vários benefícios para o organismo, além de praticamente não terem valor calórico. Além disso, para não ser adoçado com açúcar – que causa vício – ele pode ser adoçado com uma pequena quantidade de mel, ou com adoçante”, pontua.

Evite os exageros em restaurantes
No frio, é comum que os jantares tenham pratos calóricos, muitas vezes regados a vinhos. Mas é preciso tomar cuidado para que esses eventos sociais não se tornem uma rotina. “Ninguém precisa deixar de socializar, mas é preciso aprender a encontrar e interagir com os amigos ou colegas de trabalho sem que o foco seja 100% a bebida ou comida. O foco deve ser o encontro, o bate-papo, e não o que será consumido. Não é preciso, também, toda vez que for ao restaurante pedir entrada, prato principal, sobremesa, e cerveja ou vinho. Consumir todas essas opções de uma vez resultará em um alto consumo calórico. O ideal é equilibrar o consumo. Por exemplo, se vou consumir bebidas alcoólicas, dispenso a sobremesa, e vice-versa”, aconselha Gladia.

Drible a compulsão por guloseimas e pratos típicos
Nessa época do ano, acontecem também as tradicionais quermesses, que são sinônimo de muitos quitutes e guloseimas calóricos, como paçoca, milho, hot dog, maçã do amor, bolos, doces típicos, entre outros. Esses eventos podem causar um verdadeiro “estrago” na alimentação. “Mais uma vez, é preciso buscar o equilíbrio. Em vez de consumir várias opções de salgados e doces, posso escolher um salgado e um doce, por exemplo”, alerta.

Mantenha a rotina alimentar em viagens
Nas férias de julho, devido ao tempo frio, muitas pessoas optam por viajar para locais na montanha e no campo, onde também não faltam as delícias calóricas como o fondue salgado ou doce, e o chocolate quente. “É preciso aprender a curtir as férias e os momentos de lazer sem se atirar nas comidas que estão à disposição. Se em um dia exagerei no fondue e no chocolate, por exemplo, no outro tento me alimentar de forma mais regrada. Fazer caminhadas e trilhas, muito comuns nesses destinos, também é uma opção para aumentar o gasto calórico. A ansiedade geralmente é o principal gatilho para o comer de forma exagerada”, conclui.

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