Valentina Zelyaeva Meditating para Harper's Bazaar UK - Agosto de 2012
Valentina Zelyaeva Meditating para Harper’s Bazaar UK – Agosto de 2012

A meditação é uma das melhores práticas, já que ela ajuda a minimizar o estresse, ansiedade e no controle das emoções em momentos de explosão e nervosismo. Além disso, a prática relaxa, diminui dores musculares e nas articulações e ainda ajuda a nos conhecer melhor, a pensar com mais concentração em si mesmo.

Porém, muitas vezes não sabemos como começar a adotar a técnica. Segundo a terapeuta floral da Mona’s Flower, Marcia Rissato, formada pela Nelsons World (Inglaterra),  é só seguir três passos fundamentais:

A meditação pode ser feita em qualquer lugar e posição. O principal ponto é: sentir-se bem e à vontade. Escolha um ambiente que lhe agrade e fique em pé, sentado ou deitado. O mais comum é fazê-la sentado com as pernas cruzadas e mãos sobre os joelhos, viradas para cima ou para baixo, ou cruzadas sob o umbigo em formato de concha.

É comum que as pessoas que nunca meditaram logo prendam a respiração para evitar a entrega ao estado meditativo. A recomendação é observar e se concentrar em inspirar pelo nariz lenta e profundamente, reter por alguns segundos e expirar lentamente pela boca. A concentração na respiração ajuda a não julgar os próprios pensamentos com frases do tipo: ‘eu não deveria estar pensando’ ou ‘isso não deveria ser importante’. Enquanto estiver prestando atenção ao movimento que o ar faz no corpo, procure mentalizar sentimentos bons, como o amor, a serenidade e a gratidão. Fechar os olhos não é obrigatório, mas ajuda as pessoas mais sensíveis a perturbações externas no processo de aquietação da mente.

Estar em um ambiente calmo, tranquilo, com incensos florais e aromatizantes também ajuda bastante a “entrar no clima”. Hoje em dia existem até aplicativos de celular que ajudam a meditar. O “Stop breathe & think’ é um ótimo aplicativo, ele ensina a tirar cinco minutinhos do seu dia para meditar e dedicar à você. Já o ‘Calm your Mind’, disponibiliza sessões de dois à 20 minutos, além de disponibilizar um banco de músicas específicas para meditação. O ‘5 minutos eu medito’ lembra a hora que você tem que meditar, o tempo mínimo de 5 minutos é automaticamente acrescido ao total no Meditômetro.