
Foto: Divulgação
O açaí já é sucesso entre os adeptos de exercícios e da boa forma, por ser uma excelente fonte de carboidrato e dá aquela turbinada durante o treino. A fruta, que nasce do açaizeiro nas florestas tropicais do Brasil, tem boas quantidades de vitaminas B1, B2, C e E, e ajuda até a diminuir os níveis de colesterol.
Mas você já imaginou fazer algum tipo de receita com ele? Para por em prática, chamamos a chefe Glauce Medeiros da Native Berrier para ensinar como preparar um pãozinho funcional de açaí, rico em proteínas, vegetais e fibras. Confira abaixo:
Rendimento: 20 unidades (aproximadamente 4cm)
Ingredientes
2 xícaras de batata doce
1 col sopa CHIA
1 1/4 de xícaras de polvilho doce
3/4 de xícara de polvilho azedo
2 col sopa levedura nutricional – opcional
1 col sopa ervas secas (orégano, salsinha, tominho etc) – opcional
1 col sopa fermento em pó
Sal marinho a gosto
1/2 xícara de açaí puro (retirar do congelador pelo menos 30min antes)
3 col sopa azeite extra virgem (pode substituir por manteiga ghee ou óleo de coco)
Semente de papoula ou gergelim (opcional para decorar)
Modo de preparo

Foto: Divulgação
Asse a batata doce com casca. Fure e se estiver macia, retire do forno. Retire da casca com ajuda de um garfo para não queimar a mão. Adicione a chia e amasse (ainda quente) com um garfo até que tenha uma consistência de purê. Reserve. Em uma tigela grande misture os dois polvilhos, a levedura nutricional, e tempere a gosto. Reserve.
Em uma panela pequena esquente o açaí com o azeite, sem deixar que ferva. Despeje ainda quente sobre os secos e mexa bem até que forme uma textura de farofa. Adicione a batata doce com chia e misture bem até que fique uniforme e com consistência para dar forma. Enrole bolinhas de aproximadamente 4cm, decore com sementes (opcional). Coloque sobre uma forma forrada com papel manteiga ou untada e asse em forno pré aquecido a 180° por 25-30 minutos, ou até que fique rachadinho por fora (como a textura de pão de queijo).
– Dica: salpicar semente de papoula ou gergelim cru sobre os pãezinhos antes de assar para decorar e deixar ainda mais gostoso e nutritivo
– Sugestão de consumo: Ótimo sozinho, prensado (como tostex) ou recheado. Uma delícia com pasta de abacate e salsinha ; )
– Para facilitar o dia a dia: Congele as bolinhas separadas e depois coloque em recipiente bem fechado no congelador e asse ainda congelado quando quiser!
-Congelador por 1 mês e no refrigerador por 4 dias