A batata doce com frango é um clássico de quem adota uma vida fitness, mas a repetição do alimento pode ser cansativa. Mas, não é preciso cair na mesmice para manter uma dieta saudável. Conversamos com a nutricionista Patrícia Davidson, queridinha das celebs, que mostrou quais alimentos fazer superbem e são esquecidos de lado.

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De acordo com a nutricionista, a vida moderna corrida acaba nos fazendo deixar de lado algumas opções “devido à grande procura por alimentos industrializados e prontos para consumo”. “Além disso, estes alimentos apresentam, muitas vezes, locais específicos de cultivo e sazonalidade própria, o que pode tornar mais difícil de serem encontrados”, divide Patrícia.

Foto: PxHere
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Alguns dos alimentos que valem dar mais atenção são: sorgo, um cereal com altas propriedades antioxidantes; batata yacon, que assim como a doce, é um carboidrato com poucas calorias; jabuticaba, rica nutrientes como vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo e zinco; amaranto, um cereal sem glúten, rico em proteínas, fibras e o camu camu, uma fruta que possui mais vitamina C do que laranja.

Patrícia explica que coloca-los em sua rotina não é uma tarefa complicada: “A batata yacon pode ser incluída em um suco verde pela manhã, por exemplo. Já com o sorgo e o amaranto podemos fazer saladas, quibe assado e até mesmo usar para substituir o arroz”, diz. “Com a jabuticaba podemos fazer chá com suas cascas. Já o camu camu é uma fruta que pode ser utilizada em sucos e smoothies.”
A nutricionista garante que “a dica para não cair na monotonia alimentar é sempre rotacionar o consumo dos alimentos”. “E caprichar nas ervas aromáticas para temperar, como alecrim, tomilho, manjericão, orégano”, finaliza.
Se interessou? Patrícia dividiu conosco duas receitas simples com estes alimentos. Veja abaixo:
Sorbet de camu camu
50g de camu camu + 1 banana bem madura congelada (cortar em rodelas antes de congelar) + água suficiente para bater + 1 colher de sobremesa de nibs de cacau + 1 colher de sobremesa de pasta de amêndoas.
Bater as frutas com um pouco de água e finalizar com a pasta de amêndoas e nibs de cacau.
Salada de sorgo
1 xícara de sorgo hidratado por 6 horas + 4 xícaras de água + 1 abobrinha cortada em cubos + 1 colher de chá de cominho em pó + 4 colheres de sopa de azeite extra virgem + suco de 1 limão + ½ cebola roxa picada + sal rosa e cheiro verde picado a gosto.
Cozinhe o sorgo com água e sal por 50 minutos. Doure a cebola no azeite e acrescente a abobrinha, cominho e sal. Quando o sorgo estiver pronto, coloque numa tigela e misture com a abobrinha já cozida. Adicione o suco de limão e ajuste o cominho e o sal. Finalize com cheiro verde picado a gosto. Sirva quente ou frio.

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