Foto: Harper's Bazaar
Foto: Harper’s Bazaar

O nariz é motivo de queixa para muita gente e a solução, geralmente, está associada ao bisturi. No entanto, há casos em que não há a necessidade de recorrer à cirurgia plástica e a solução pode ser um processo rápido, indolor e com resultado instantâneo e de longa duração.

“A rinomodelação é um procedimento não cirúrgico que consiste no aperfeiçoamento do formato nasal, trazendo mais harmonia ao rosto, por meio da injeção de ácido hialurônico ou de hidroxiapatita de cálcio. Essa técnica é indicada para quem possui giba do dorso nasal convexa, ponta do nariz caída, ligeiras depressões, assimetrias ou apenas deseja afinar nariz”, explica a Dermatologista Aline Saraiva da Clinée Medicina Estética, no Rio de Janeiro.

Na rinomodelação não é necessário internação ou afastamento das atividades normais e o resultado é visto na hora. No entanto, a substância aplicada é absorvida pelo organismo com o passar dos meses e surge a necessidade de retoques. Essa durabilidade varia em cada caso, pois depende unicamente da reação orgânica, mas geralmente os resultados ainda podem ser percebidos até mesmo após 2 anos e 6 meses a 3 anos de aplicação, mas isso dependo do tipo de produto utilizado e da técnica empregada, ressalta a Dermatologista.

A Dra. Cristiana Fernandes afirma que esta pode ser uma boa solução para quem tem medo de encarar o bisturi, não pode arcar com os custos da cirurgia plástica ou se ausentar da rotina por muito tempo, além de ser uma maneira de visualizar o resultado desejado antes de recorrer à rinoplastia.

 

cirurgia-12

Além disso, a rinomodelação não é capaz de tratar problemas relacionados às dificuldades respiratórias, que podem ser resolvidos pelo outro método. Este, por se tratar de um procedimento mais invasivo, tem o pré e o pós-operatórios mais complexos. Por outro lado, o resultado é permanente.

“Em casos nos quais há a necessidade de alterações estruturais maiores, tanto na função como no formato e no tamanho do nariz, a rinoplastia é a melhor opção, principalmente havendo o desejo de remodelar o formato natural do nariz, já que a rinomodelação o aperfeiçoa e harmoniza, mas não altera”, sintetiza a cirurgiã plástica.