Rodrigo Cintra ensina finalizações e penteados para as festas de fim de ano
Waves como as de Gisele – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

O Natal deste ano vai ter um esquema diferente, com menos pessoas e em casa, mas isso não significa que não podemos nos arrumar para nós mesmos e os que conviveram conosco durante este ano. De qualquer forma, segundo o cabeleireiro Rodrigo Cintra, menos é mais. No cenário atual, ficou mais prático fazer o visual em casa, já que as tendências apontam para cabelos bastante despojados.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Seja com os fios soltos, apenas alterando a textura, ou com penteados – que também ajudam a diminuir o incômodo gerado pelo calor -, não há nada melhor do que uma mudança de visual para celebrar datas especiais. Para quem procura inspirações, o cabeleireiro dá dicas das principais tendências do momento e como reproduzir. Veja abaixo:

Waves

Este é um cabelo muito simples que não toma muito tempo – e a maior inspiração é ninguém mais, ninguém menos do que Gisele Bündchen, dona das madeixas douradas mais desejadas.

“Antes de começar a se arrumar, faça uma boa hidratação. Indico aquelas que tem poder regenerativo e reconstrutor. Enxágue bem e depois seque o cabelo em temperatura morna, para não agredir os fios. Aplique um protetor térmico e separe os fios em mechas largas para conquistar o efeito ‘ondas naturais’. Quando terminar, jogue os cabelos para baixo e solte os fios com os dedos. Aplique um óleo de reparação nas pontas e finalize com spray de brilho no comprimento”, ensina Rodrigo Cintra.

Escova duradoura

Rodrigo Cintra ensina finalizações e penteados para as festas de fim de ano
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Uma das coisas que incomodam as mulheres são as escovas que não duram. Mas, segundo Cintra, o segredo está na lavagem correta das madeixas, que deve ser feita com produtos específicos para cada cabelo. O cabeleireiro indica que o cabelo seja seco levantando a raiz com  as pontas dos dedos, para retirar a umidade e ganhar volume. O próximo passo é dividir o cabelo ao meio e separar em mechas com dois dedos de espessura.

“Seque da raiz ao meio e, no final, faça movimentos giratórios nas pontas do cabelo. Para finalizar a raiz, seque para cima, assim você garante o volume. Sobre a escova: a de metal tem o poder de modelar os fios, o alumínio interno esquenta e modela o cabelo. É indicada para quem quer um efeito de pontas para fora e mais modeladas. Já a escova inteira de cerdas, sem essa parte de metal, deixa o cabelo mais liso e com brilho. A cerda traciona no fio de uma forma que confere firmeza e, por isso, a escova tem mais durabilidade”, acrescenta Cintra.

Wet hair

Rodrigo Cintra ensina finalizações e penteados para as festas de fim de ano
Foto: Reprodução/Instagram/@taylor_hill

“Se você quer algo prático e fácil de usar no Natal ou na virada do ano, esse é o penteado ideal. Lave o cabelo e seque um pouco, até parar de pingar. Com um pente, puxe todo o cabelo para trás. Aplique um gel com toque seco ou de brilho na frente, até a região das orelhas, e amasse as madeixas com as mãos. Você pode completar o look com maxi brincos para preencher a área do rosto”, indica o hair stylist.

Baby hair

Rodrigo Cintra ensina finalizações e penteados para as festas de fim de ano
Foto: Reprodução/Instagram/@jlo

Quem pensa que o baby hair é uma tendência criada atualmente, se engana. Modelar os cabelos em ondas no rosto é uma prática que remota aos anos 1920, popularizada pela atriz negra Josephine Baker, e que tem papel ativo na história e trajetória de mulheres negras. A técnica voltou a ter força nos últimos anos graças a celebridades como Rihanna, Zoe Kravitz e influenciadoras, como Magá Moura e Kanya Borges.

Segundo Rodrigo Cintra, dá para investir no estilo com os fios presos, em coque ou rabo de cavalo, ou solte. “Você pode utilizar uma escova de dentes novas para fazer o desenho que preferir. Aplique antes uma pomada ou um gel com toque seco. Com certeza será um detalhe a mais no seu visual de fim de ano”, finaliza.