Reprodução/Harper's Bazaar
Reprodução/Harper’s Bazaar

Por Anna Del Mar

A baixa temperatura do inverno é inimiga número 1 da pele e cabelos. Os indulgentes banhos quentes que nos permitimos tomar de vez em quando ressecam os fios. O segredo? Hidratar!

Apesar de rodeado de preconceito, os óleos capilares são ótimas opções para tratar e nutrir o fio. Se usados da forma correta e com parcimônia, têm ação regeneradora e devolvem o brilho e maciez aos fios, sem deixar o cabelo “pesado” e com o temido aspecto oleoso.

“Os óleos podem ser usados de duas formas: como tratamento e como finalizador” explica o expert Marcos Proença. “Com o cabelo molhado, espalhe o óleo nos fios – comprimento e ponta apenas! Por cima, aplique uma máscara e deixe agir de 10 a 15 minutos. Enxague bem para não ficar pesado”, ensina. Outra opção é passar o produto somente em 20% dos fios, dividindo o cabelo em mechas isoladas. “Durante o dia, os fios se encontram e distribuem o óleo”, explica.

Os óleos são extraídos de flores e frutas. O mais famoso aqui no Brasil é o de argan, extraído de uma árvore que cresce na região sudoeste do Marrocos. Os óleos em versão creme são o hit da vez. Confira abaixo uma lista com algumas opções para usar neste inverno: