Ingredientes como abacate e mel podem ser seu melhor aliado - Foto: reprodução / Harper´s Bazaar
Ingredientes como abacate e mel podem ser seu melhor aliado – Foto: reprodução / Harper´s Bazaar

Recarga de cor
Não importa qual seja o seu tom. Quando se trata de coloração o objetivo é sempre o mesmo: mantê-la fresh e brilhante, como se tivesse acabado de sair do salão de beleza. “O vinagre de maçã elimina o excesso de fixação que pode apagar a sua coloração. Ele não afeta os óleos naturais do cabelo e ajuda a selar a cutícula para preservar a cor”, explica John Masters, especialista em cabelo e fundador da John Masters Organics. O tratamento caseiro recomendado por John você confere a seguir:

1. Uma vez por semana, faça uma lavagem com uma parte de vinagre de maçã (disponível em lojas de produtos naturais) e duas partes de água morna.
2. Despeje a mistura no couro cabeludo depois de aplicar o xampu, massageando por um minuto para promover a absorção e, em seguida, lave-o.

Reparação de danos
O uso diário de secador e chapinha que, em grande parte dos casos, é feito com os fios desprotegidos, torna impossível mantê-los saudáveis. O que fazer? Devolva a hidratação e melhore o seu brilho: “O mel é um umectante natural, ou seja, ajuda a preservar a hidratação. Já óleos de abacate contêm ácidos graxos que, em grande quantidade, imitam as secreções naturais do corpo humano”, explica Masters. “Esses dois ingredientes protegem e adicionam nutrientes, restaurando, assim, os cabelos danificados”. A receita?

1. Descasque e amasse um abacate em uma tigela, adicione uma colher de sopa de mel, misture e, em seguida, aplique na cabeça com uma massagem.
2. Deixe agir por 15 minutos e depois lave. Em seguida, lave o cabelo com xampu.

Suavizar fios secos
Se estiver buscando tratamentos luxuosos de reparação intensa, é melhor confiar nos especialistas, mas saiba que produtos light-on são essencialmente água combinada com ingredientes ultra-hidratantes. Masters acredita que esta receita simples é igualmente benéfica para desembaraçar e domar cabelos rebeldes como qualquer produto que você pode comprar nas lojas. “Isso dá ao cabelo um brilho natural e suavidade”, conta. “A emulsão é muito leve e não adiciona peso, ideal para cabelos finos”.

1. Misture água destilada e gel de aloe vera em um frasco com pulverizador.
2. Agite e vaporize a mistura nos fios para moldá-los ou realçar os cachos.

Acalmar o couro cabeludo
O couro cabeludo é uma extensão de nossa pele e, portanto, o ponto de partida para cabelos saudáveis (pense o quão brilhantes são os fios de um recém-nascido). “O óleo de coco não é apenas ideal para o cabelo, mas também tem propriedades hidratantes e benéficas para o couro cabeludo”, disse Masters. “O alecrim, óleo de tea tree e hortelã-pimenta, são ideais para o tratamento de pele seca e escamosa. Estimulam o crescimento das madeixas, que é o que as pessoas realmente estão procurando.” Anote a receita:

1. Misture três colheres de sopa de óleo de coco, uma de óleo de hortelã-pimenta, duas gotas de óleo da árvore do chá, óleo de alecrim e óleo de jojoba em uma tigela.
2. Use uma escova específica para couro cabeludo (você pode encontrá-la em qualquer loja), aplique a mistura na raiz, massageando por 10 minutos. Enxágue com um xampu suave e condicionador.