Samba, suor e (muito) glitter » Harper's Bazaar
Busca Home Bazaar Brasil

Samba, suor e (muito) glitter

Não precisa economizar no brilho: vale nos cabelos, têmporas, contorno dos olhos, boca, por cima das sobrancelhas. E, por que não, até no corpo todo?

by redação bazaar
Foto: Arquivo Bazaar

Foto: Arquivo Bazaar

Por Anna Paula Buchalla

Alguns conselhos básicos para quem pretende se jogar no potinho de glitter: “Antes de mais nada, é preciso evitar o excesso de camadas de produtos. Para a preparação da pele, vale deixá-la bem limpa, mas sem hidratante ou primer demais antes da base”, dá a dica Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C. Dê preferência a produtos de longa duração, que não escorrem com o suor – ou com a chuva. “Outra dica é se maquiar em algum lugar com a temperatura do ar controlada. Se você estiver suando já na hora da maquiagem, a probabilidade de sair um desastre é grande”, brinca Fabi.

Aproveite para exagerar. Em tudo: formas, quantidades, intensidade de cores e brilho. O delineadorzinho pode virar um supertraço colorido, que enche toda a pálpebra. Os cílios postiços discretos podem ganhar proporções gigantescas. Sobre o batom, liberado depositar glitter. Fica lindo! Se há uma época que permite excessos, esta é, sem dúvida, o carnaval.

GLITTER POR TODA A PARTE

Carta branca para usar sem moderação! “Nos olhos, pode aplicar uma sombra colorida, que pode ser da mesma cor do glitter ou alguma cor próxima, e, na sequência, aplicar o fixador ou gel de sobrancelha transparente”, ensina a makeup artist Juliana Rakoza, da Beauty4Share, startup com foco digital para influenciadores, profissionais e interessados em beleza, e embaixadora da Maybelline NY.

“O glitter você aplica com cotonete umedecido, para ter muita concentração. Use fita adesiva para limpar o que caiu fora do olho.” Uma dica boa para durar até o final do bloquinho é usar um fixador em toda a pálpebra móvel (até a dobra do movimento do olho). Dando batidinhas com a ponta dos dedos ou com um pincel fofinho, você vai depositando o produto. Nas têmporas, ou alto das maçãs, vale aplicar novamente o fixador e o glitter. Outra dica carnavalesca de Ju Rakoza: sardas com brilhinhos.

“Para quem não tem habilidade com maquiagem, a sarda com glitter ou estrelinha deixa o make festivo supercool. O ideal é ir aplicando com o próprio dedo mesmo, deixando um espaço entre uma estrelinha e outra.” Quem opta pela aplicação de pedras, pode fazê-la com cola de cílios. “Mas antes de colar, indico marcar os pontos com um lápis de olho. É bom medir, inclusive, as distâncias entre uma pedrinha e outra.”

TRAÇOS ARTSY

Nada melhor que o carnaval para abusar dos traços. “Uma das principais dicas é que tudo o que a gente gosta de usar de maquiagem no dia a dia, no carnaval podemos usar mais e com maior intensidade de cor e brilho, e em formas mais amplas”, atesta Fabiana Gomes, da M.A.C. “No caso dos traços coloridões, o melhor é fazer o esboço com lápis branco, pra não ter interferência de cor”, diz Ju Rakoza.

O importante é usar delineador à prova d’água. Outra opção é fazer o delineado normal e, depois, aplicar glitter por cima (usar fixador antes) com cotonete fininho úmido. Pode ter brilho por fora também, fica divertido. “Ou usar o delineador normal e a pálpebra com glitter, sempre utilizando fixador.”