Katy Perry é uma das adeptas das cores pastéis nos fios - Foto: Getty Images
Katy Perry é uma das adeptas das cores pastéis nos fios – Foto: Getty Images

Por Paula Jacob

Os cabelos coloridos foram sempre um tabu nos salões de beleza. Tidos como extensão das personalidades alternativas, eles recentemente ganharam força nas ruas de grandes cidades como Londres e Berlin. E agora, depois do preconceito com as cores ter passado, elas finalmente chegaram ao Brasil, mesmo que ainda de forma discreta.

Leia mais: #ShopBazaar: tropical, hippie ou navy? Confira nossa seleção carnavalesca

Se você estava aguardando a época perfeita para arriscar nos tons de azul, roxo ou rosa, nada melhor que o Carnaval para investir no novo visual e, de quebra, coordenar com suas fantasias. “Para fazer uma coloração com essas tonalidades no verão é necessário uma avaliação dos fios, principalmente as mulheres que já usam processos químicos (tintura ou relaxamento), porque a saúde do cabelo já está danificada de alguma forma”, explica a CK Artist Elis Barros, do CKamura São Paulo

Entre as diferentes técnicas possíveis, a coloração total é indicada para quem busca mudar toda a cabeleira. “O resultado também fica interessante com algumas mechas ou pontos específicos do cabelo com as tonalidades,” indica Elis. Para garantir a cor, a manutenção da mesma deve ser feita no momento em que ela começa a desbotar.

Leia mais: Rio 40 graus: as melhores festas do Carnaval 2016

Já os cuidados, como sempre, são essenciais para manter a saúde dos cabelos e, consequentemente, o novo visual. “Nutrição e hidratação são palavras de ordem,” comenta a cabeleireira. “Indico sempre shampoo e máscara direcionados aos fios coloridos, pois possuem vitamina E antioxidante.” Para colorir em casa, Elis sugere apenas os retoques de comprimentos e pontas desbotadas, e sempre com a orientação de um profissional.

As mulheres brasileiras costumam ser cautelosas com as mudanças radicais, por isso os sprays coloridos são uma ótima opção para testar e se acostumar com o novo look. Eles são fáceis de aplicar e saem com água em uma lavagem, além de permitir a variedade de cores em pouco tempo. Portanto, aposte nas cores nesse Carnaval! Na nossa galeria, algumas referências para você se inspirar: