Produtos para casa – Foto: Reprodução / Instagram @chey_maya

Se após a pandemia a sede por sair de casa e estar presente em todos os locais veio com força, a tendência de comportamento da vez prioriza a arte de estar de fora – não ir, não comparecer e muito menos sentir culpa por isso. Nomeado como JOMO (joy of missing out, ou “o prazer de perder”), a conduta inclui dispensar algumas “imposições obrigatórias”. Indo totalmente ao contrário do FOMO (sigla para fear of missing out, em português algo como “medo de estar perdendo”), o costume valoriza a própria companhia no conforto do seu próprio lar. Falando em casa, a geração Z anda buscando cada vez mais por festas, shows e festivais que acabem mais cedo, ou simplesmente preferem nem ir. De acordo com levantamento feito pelo Datafolha no ano passado, 54% dos entrevistados, entre 15 e 29 anos, de 12 capitais brasileiras, não frequentam casas noturnas ou vão apenas uma vez ao ano.

Não é atoa que a segurança e conforto que apenas as quatros paredes pode fornecer está em alta. Segundo a WGSN, em uma pesquisa global feita com jovens de diferentes nacionalidades, foi constatado que 48% consideram “casa” como um sentimento (em vez de um lugar físico), que pode ser criado ou levado aonde quer que eles vão. Como uma geração preocupada com a saúde mental, os jovens considerarão cada vez mais suas casas como um espaço para restaurar seu bem-estar e clareza através de itens decorativos e superfícies tatéis. Para deixar o lar da maneira mais confortável possível, produtos voltados para casa seguem em alta. Inclusive, diversas marcas de beleza passaram a investir nesse universo. Velas, difusores, aromatizador de ambiente e até sabonetes líquidos abraçam o universo wellness.

Mostrando esse poder, recentemente, Boticário apresentou a a nova linha Casa 214, que possui três fragrâncias diferenciadas para deixar o lar mais confortável e cheiroso. Outra marca de beleza que atualizou sua linha de produtos foi a Lola Cosmetics, famosa principalmente por produtos de cabelo. A marca investiu na linha casa com velas e águas energizantes. A Lenvie Parfums já tinha o viés de cuidados para casa, mas acabou extendendo sua linha. Entre os lançamentos de produtos e novas fragrâncias (ao total 16 cheiros), as barras de cera com difusor elétrico ganharam destaque. Falando em cera, as velas também seguem com a bola toda. Em diferentes fragrâncias, cores e até formatos. Flertando com o universo da arte, a marca Maria Nuvem segue elaborando collabs em formatos especiais. E você, já pensou qual elemento especial sua casa vai ganhar?