Marília Falkenberg – Foto: Divulgação

Já faz algum tempo que o universo da beleza está passando por transformações. Os makes com contornos marcados e bases de alta cobertura estão pouco a pouco dando lugar à pele com aspecto natural. As tendências de maquiagem também foram impactadas com os cuidados com a pele em alta, especialmente no período da quarentena.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Algumas trends que estão com tudo são o skinimalism e cloud skin, que enfatizam a beleza natural do rosto e são focadas em um visual mais natural e clean.

O skinimalism, traduzido para o português, seria algo como minimalismo na pele. Ou seja, quanto menos camadas de maquiagem e produtos para esconder imperfeições, melhor.

O cloud skin, por sua vez, mistura skincare com técnicas de maquiagem para dar o brilho para a pele na medida certa, com suavidade e simplicidade. Depois de anos no topo, o efeito matte está em queda, dando espaço para makes que exploram o viço natural da pele.

A modelo Marília Falkenberg é adepta das duas novidades há certo tempo, pois sempre optou por maquiagens mais leves – mesmo quando aquele make “reboco” estava em alta.

“No cotidiano, não tenho o costume de usar maquiagem e, sim, protetor solar com cor, corretivo e blush. Até para sair, gosto de makes mais naturais, algo mais fresco. Inclusive na minha rotina de trabalho, que inclui ensaio de fotos e desfiles, também não gosto que me maquiem muito”, afirma.

Aderindo à tendência

O primeiro passo para adotar o estilo skinimalism é reconhecer o seu tipo de pele. Assim, é possível identificar o que ela necessita e quais produtos são realmente essenciais. Isso consequentemente reduz a compra exagerada de cosméticos e o tempo destinado para a rotina de cuidados.

Marília conta como é seu make básico para o dia a dia.

“Gosto de passar o mínimo de maquiagem possível. Corretivo nas olheiras, blush compacto e rímel suave. Se tenho casting, aplico ainda um pouco de base, pó solto e o rímel que deixa os cílios mais cheios”, descreve a modelo.

Vale  ressaltar que o skinimalism, além de promover uma rotina prática de cuidados, também visa a proporcionar uma cútis hidratada e iluminada sem a necessidade de deixá-la “perfeita”. Sendo assim, a trend, por essência, incentiva que as pessoas usem a maquiagem para realçar suas próprias características.

Marília Falkenberg – Foto: Divulgação

Atualmente, existe até mesmo um movimento crescente nas redes sociais a favor da normalização de detalhes comuns do rosto, como manchas, espinhas e pintas, indo contra os filtros de fotos que deixam o visual artificial e a ditadura da beleza. Marília enxerga essa tendência de forma positiva, pois acredita que elas estimulem a autoestima das mulheres.

“É superimportante ressaltar a beleza natural de cada pessoa. Nunca gostei da maquiagem ‘reboco’ e espero que essa trend mais clean continue”, defende. Mas qual é o segredo para alcançar esse visual mais natural e praticar o cloud skin, que apresenta um make com viço natural na pele? Tudo indica que a chave é preparar a cútis com um hidratante poderoso, seguido de um óleo facial, antes de começar a aplicar a maquiagem no rosto.

“A técnica do cloud skin é criar uma camada uniforme com a base, mas sem exagerar na quantidade de produto. Use um pó para criar pequenas áreas opacas e de diferentes texturas, como uma nuvem mesmo – o nome da técnica, em inglês, significa pele de nuvem. Para finalizar, pegue um bom iluminador e aplique em diferentes regiões, criando profundidade e outros acabamentos”, orienta Marília.

A importância do skincare

Para sustentar um make mais natural, a modelo cuida muito bem da pele, seguindo uma rotina diária de skincare. Ela compartilhou o passo a passo de cuidados e quais produtos costuma utilizar.

“Ao acordar, lavo o rosto com um sabonete líquido para todos os tipos de pele. Depois de secar o rosto, passo vitamina C, hidratante-contorno e hidratante para o rosto. Por último, passo protetor solar facial e no pescoço e busto”, comenta.

“Na parte da noite, passo demaquilante/água micelar. Eu aplico independentemente de haver passado maquiagem ou não, para tirar as impurezas da pele e remover os poluentes do ar que o rosto absorveu. Na sequência, passo o sabonete facial, a água termal para acalmar e refrescar a pele e repito os mesmos hidratantes que passo, tanto para os olhos quanto para o rosto. E claro, também não pode faltar hidratante labial ao longo do dia”, finaliza.