Bruna Marquezine - Foto: Instagram/Reprodução
Bruna Marquezine – Foto: Instagram/Reprodução

Você sabia que os minióculos de sol, que lembra os modelos usados pelos personagens do filme “Matrix“, não são muito bons na hora de proteger os olhos da radiação solar? Assim como os sapatos feitos de 100% plástico, essa tendência, favorecida pelos influencers e celebridades, pode não ser ideal para pessoas normais que precisam que seus acessórios realmente sejam úteis, e não apenas objetos de styling.

De acordo com Rahul Pandit, oftalmologista do Instituto Blanton Eye, no Hospital Metodista de Houston, o item não é funcional como óculos de sol. “É bem simples: com armações menores, mais raios acabam atingindo os olhos. Então, lentes maiores vão proteger mais” ele disse ao site “Hello Giggles”.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Kendall Jenner - Foto: Instagram/Reprodução
Kendall Jenner – Foto: Instagram/Reprodução

Andrew Iwach, porta-voz da Academia Americana de Oftalmologia, também apontou que “as pessoas tendem a usar o acessório mais abaixo no nariz, o que o deixa mais longe dos olhos”. Isso significa que milhares de jovens deixam seus globos oculares expostos à luz ultravioleta.

Pandit explica ainda que luzes UVA e UVB podem atingir os olhos e causar diferentes tipos de danos, incluindo aí problemas a longo prazo, como perda de visão e desenvolvimento de cataratas.

A curto prazo, há o risco de sofrer de fotoqueratite, uma queimadura de sol nos olhos que causa bastante dor, além de visão embaçada, olhos lacrimejantes e vermelhidão. Para evitar esses danos, lentes maiores são ideais, assim como garantir que os óculos de sol sejam de uma marca de confiança.

Leia mais:
Óculos usados por Anitta em show custam apenas R$ 269
Elton John usa óculos com a frase “cego por amor” no casamento real