Canela em pó – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Todos os alimentos têm um efeito termogênico no corpo, mas alguns são mais potentes do que outros. Dependendo da comida ingerida, é possível ajudar o corpo na hora da digestão.

Segundo a nutricionista do SuperPrix, Erica Schattka, os alimentos mais termogênicos consomem mais energia do nosso corpo para serem digeridos, por isso, quando comemos esses alimentos, usamos as reservas de energia, glicogênio e gordura para digeri-los.

A especialista fez uma lista de alimentos termogênicos para introduzir na alimentação e seus benefícios:

Óleo de coco

Os ácidos graxos presentes no óleo de coco estimulam o metabolismo. Assim, você pode substituir a maioria de suas fontes de gordura pelo óleo de coco, se beneficiando do seu efeito térmico.

Pimenta

A pimenta possui uma substância chamada capsaicina, que aumenta a produção de calor no organismo, e, consequentemente, a transpiração.

Canela

A canela ajuda a controlar o açúcar no sangue. O composto presente na canela, que é a cumarina, dilui ligeiramente o sangue, o que leva ao aumento da circulação sanguínea e acelera o metabolismo.

Gengibre

O gengibre também contém capsaicina. Ele acelera o metabolismo, aumentando a produção de calor e a queima de gordura e proteína. Você pode consumir o gengibre em pedacinhos na sua água, fazendo uma água saborizada e termogênica.

Extrato de chá verde

O extrato de chá verde é uma forma concentrada de chá verde, rico em cafeína. Para obter os efeitos termogênicos do chá verde, tente tomar de 250 a 500 mg por dia (se for em cápsulas). Isso proporcionará os mesmos benefícios que beber de três a cinco xícaras de chá verde por dia.

Leguminosas

Feijão carioca, feijão preto, ervilha, lentilha e grão-de-bico, também conhecidos como leguminosas, são constituídos principalmente por proteínas. Eles também contêm fibra e amido resistente (amidos resistentes à digestão = mais energia gasta), o que aumenta ainda mais o efeito termogênico.