Nowdays é comandada por Thainá Zanholo | Foto: Divulgação

Nowdays é comandada por Thainá Zanholo | Foto: Divulgação

Em um passado não tão distante, a cannabis era estigmatizada pelo universo do tráfico, mas a planta vem conquistando outras temáticas. Após a pandemia, a verdinha e suas discussões ganharam um espaço significativo e, principalmente, rentável nos campos de medicina, beleza e wellness. Segundo o centro de pesquisa BDSA (Cannabis Data Company), as vendas globais da erva alcançaram quase 21,3 bilhões de dólares em 2020, um aumento de 48% em relação às vendas de 2019. Ain- da, de acordo com a pesquisa, os números podem chegar a 55,9 bilhões de dólares até 2026.

Esse mercado amplo atraiu investidores do naipe de Beyoncé, Gwyneth Paltrow, Miley Cyrus, Whoopi Goldberg, Kourtney Kardashian, entre outros. No Brasil, por mais que o tema esteja sendo debatido em passos lentos, se comparado com o resto do mundo, o cenário vem ficando cada vez mais enriquece- dor em virtude de pessoas com vontade de desmistificar a cannabis e elevar a planta para um estilo de vida, como é o caso da marca Nowdays, concebida em 2021, pela brasileira Thainá Zanholo, de 29 anos.

A fim de recriar o universo imagético da planta, a jovem brasileira criou a marca do zero durante sua vivência em Los Angeles, nos Estados Unidos, após ter passado pelas redações do Site RG e da Vice Brasil. “Sempre curti moda e tive muita ligação com internet, mas não me via como blogueira, influenciadora, até porque ainda sou muito reservada. Aos 21 anos de idade, com muita experiência, mas sem faculdade, decidi sair do Brasil com o dinheiro do FGTS”, conta à Bazaar.

Depois de ficar três anos em LA, trabalhar na Glossier e ser desclassificada na última etapa de uma vaga no Apple Music, durante a pandemia Thainá decidiu que deveria trabalhar com o que mais gostava de fazer. Como boa pisciana, desejava um mundo mais leve. “Comecei a pensar no que poderia somar para o mundo da cannabis”, afirma, frisando que no Brasil o mercado é comandado por dois blocos: o medicinal e o outro old-school esteriotipado. “Eu, sendo uma mulher, que não sou cultivadora, estou no meio desses dois blocos”, reflete.

Nowdays é comandada por Thainá Zanholo | Foto: Divulgação

Nowdays é comandada por Thainá Zanholo | Foto: Divulgação

Depois de muito estudo, a Nowdays foi registrada no Brasil e nos Estados Unidos com a proposta de trazer arte, entretenimento e informação para quem está fora da bolha. No total, foi um ano de trabalho e alinhamento junto com amigos designers e jornalistas antes da plataforma finalmente ser lançada em abril de 2021, junto com um e-commerce repleto de acessórios estilosos para os amantes da verdinha.

A vontade de mudar o mercado nacional surgiu da observação do negócio no exterior, que prioriza a beleza e o lifestyle. “Acredite, um produto bonito vai fazer com que as pessoas se sintam melhor em assumir que consomem cannabis sem precisar levantar nenhuma bandeira caso não queiram”, comenta Thainá, que tem suas ressalvas sobre como comunicar cannabis nos dias de hoje. “Não acredito que a educação seja no grito. Para mudar a mentalidade das pessoas, você tem que mudar as pecinhas e fazer com que elas tenham uma nova opinião”, conclui.

Acessórios da Nowdays | Foto: Divulgação

Acessórios da Nowdays | Foto: Divulgação

Paciente com a questão da legalização no Brasil, a jovem acredita que com o tempo vai ser impossível o País fugir da liberação. “O mundo inteiro está cedendo, mesmo em passos de tartaruga, o Brasil também está evoluindo”, comenta. O tema vai entrar de novo no plenário este mês. Ainda no lado político, a empresária sabe os privilégios que vem. Com 131 mil seguidores no Instagram da label, ela não gosta de aparecer fumando maconha por não achar bonito e muito menos necessário. “Como não me sinto ativista, nem blogueira canábica, não faz sentido aparecer jogando fumaça nos seguidores”.

Depois de dois anos de marca, a Nowdays irá se juntar com um laboratório internacional para lançar flores em CDB (canabidiol, para o tratamento de dores crônicas) em Portugal e na Espanha. Ao todo, são três produtos com moods diferentes em níveis diversos de canabidiol. Para conseguir comprar, o consumidor brasileiro vai precisar de dois documentos: um do médico e um da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Tenho uma marca de cannabis que ainda não tem um produto da erva. Fiz o caminho inverso, criei uma comunidade para encontrar parceiros e o laboratório”, reflete. Os próximos voos envolvem um vape de CBD, seguido por óleos e um lubrificante. “Penso também em cosméticos com cannabis que ainda não tem data de lançamento, nem nada, mas é o plano”. Para ela, seu propósito é mais forte do que seu lifestyle.

Acessórios da Nowdays | Foto: Divulgação

Acessórios da Nowdays | Foto: Divulgação