Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Mito 1. Você precisa jogar fora sua mascara de cílios quando ela começa a ficar grudenta
Na verdade, você deve jogá-la depois de três meses que foi aberta, independentemente de sua condição, já que uma das maneiras mais fáceis de conseguir uma infecção ocular é utilizando máscara de cílios estragada. E elas não demoram muito para perderem o prazo de validade. Isso porque você aplica o produto no olho e depois volta o aplicador para o tubo, injetando ar nele. Isso cria um ambiente fértil para a proliferação de bactérias.

Mito 2. Maquiagem causa espinhas e acne. 
Não necessariamente. Os produtos de maquiagem nem sempre são a causa de problemas de pele. Na maior parte das vezes, o que causa essas inflamações são bactérias. Para evitar espinhas ao máximo, você deve lavar seus pincéis e esponjas muitas vezes, jogar fora produtos vencidos e nunca dormir com maquiagem.

Mito 3. Maquiagem não tem prazo de validade
Você pode não perceber, mas o produto de maquiagem tem sim uma data de validade. Assim que você o abrir, o ar e as bactérias são introduzidos nele, o que significa que a contagem regressiva para os seus dias finais começou.

Mito 4.Os produtos de maquiagem não ficam sujos, apenas os pincéis.
A assustadora realidade é que a maquiagem pode vencer antes de seu prazo de validade se você não cuidar dela. Bactérias prosperam em lugares quentes e escuros, então produtos de beleza, principalmente os líquidos, são ideais para elas. Isto, em conjunto com a limpeza ineficaz de ferramentas como pincéis, significa que as bactérias podem crescer mais rápido do que você espera.

Mito 5. Não tem problema usar máscara de cílios à prova d’água com frequência
O ideal é evitar esse tipo de produto. Os ingredientes que compõem a fórmula das máscaras a prova d’água fazem com que seja muito mais difícil removê-las no final do dia. Este atrito excessivo enfraquece os cílios e os deixa suscetíveis à quebra.

Mito 6. Basta aplicar base no pulso para descobrir seu tom
Simplificando: os pulsos não recebem tanto sol quanto o seu rosto. Logo, não têm a mesma cor. O melhor lugar para fazer esse teste é na altura da mandíbula.

Mito 7. Você definitivamente deve aplicar corretivo antes da sua base
Na verdade, você deve aplicar sua base antes do seu corretivo! A base funciona de um jeito que torna homogêneo o tom de sua pele e ainda esconde a maioria das manchas. O corretivo deve ser usado depois, como uma medida para as áreas que são “teimosas”. Desta forma, você não está colocando mais produtos em seu rosto do que você precisa e, consequentemente, sua maquiagem vai aparentar ser menos pesada.