Sabe aquela história que a beleza vem de dentro? A teoria é dada como certa em mais de um sentido. Por muitas vezes, nem o uso dos cosméticos mais caros e grifados do mundo geram o efeito esperado ou prometido. Bom, enquanto o produto milagroso não aparece, Bazaar entrega uma dica fundamental para conquistar cabelos brilhosos e hidratados, uma pele mais macia e sem imperfeições e unhas mais fortes.

Anote esta dica simples: uma boa alimentação é fundamental! Faz mais efeito do que os melhores hidratantes ou máscaras de cabelo, por exemplo. Excesso de gordura, alimentos refinados ou açúcares são inimigos diretos das madeixas, unhas e pele. Tente incluir em sua dieta os dez alimentos abaixo e perceba as diferenças.

Cogumelos são fonte de ferro, potássio, selênio e  vitaminas do grupo B - Foto: reprodução
Cogumelos são fonte de ferro, potássio, selênio e vitaminas do grupo B – Foto: reprodução

#1 – Cogumelos:
Os cogumelos são carregados com ferro, selênio, potássio e vitaminas do complexo B, todos eles te ajudam a ter uma pele saudável e livre de imperfeições. Além de serem ideais para mantê-la hidratada, são fonte direta de ácido hialurônico, que ajuda a prevenir o envelhecimento.

#2 – Azeite:
Cru, por favor! É perfeito para manter os cabelos fortes e brilhantes. Ele também fornece antioxidantes que reduzem os danos causados pelo uso constante de secador ou chapinha.

#3 – Kale (ou Col Rizada – primo do brócolis):
Considerado um dos superalimentos do ano. Kale, que ainda não é encontrado com muita facilidade em nosso país, é o alimento que fornece mais vitamina C por porção. Também contém vitamina A, que promove o desenvolvimento e crescimento de células de todo o corpo. Além de fornecer cobre, que possui propriedades anti-inflamatórias.

#4 – Coco:
O óleo de coco resfriado hidrata, nutre e repara o cabelo e a pele, portanto, tornou-se o cosmético natural favorito das celebridades. Muitas delas só cozinham com ele.

Amêndoas são ricas em vitamina E e magnésio - Foto: reprodução
Amêndoas são ricas em vitamina E e magnésio – Foto: reprodução

#5 – Amêndoas:
A vitamina E contida na amêndoa é a chave para a prevenção de danos na pele e ajuda a retardar o e envelhecimento. Se você tem cabelos fracos ou danificados, saiba que seu alto teor de magnésio também ajuda no fortalecimento dos fios.

#6 – Iogurte grego:
Seu alto teor de proteínas é perfeito para cabelos e unhas, que, em sua maior parte, são compostas por elas. É adepta das máscaras de beleza em casa? Ele também contém ácido lático, ideal para aplicar no rosto ou nas madeixas.

#7 – Açaí:
Esta fruta vermelha é uma ótima fonte de vitamina C e antioxidantes que mantém a pele jovem, pois combate os radicais livres. Também é fundamental no combate à hiperpigmentação.

#8 – Morangos:
Por seu vermelho ninguém diria que os morangos são perfeitos para manter seus dentes brancos, mas são. Contém ácido málico, crucial para a saúde da pele.

#9 – Pimentão vermelho:
Embora muitas pessoas ignorem, ele é uma fonte de vitamina C, o que estimula a produção de colágeno e é muito saudável para a pele. Esta vitamina também é fundamental para ajudar as células no transporte de oxigênio pelo corpo.

Sementes de quinoa contém colágeno, vitamina B, melanina, ácido fólico e biotina - Foto: reprodução
Sementes de quinoa contém colágeno, vitamina B, melanina, ácido fólico e biotina – Foto: reprodução

#10 – Quinoa:
Estas sementes têm os ingredientes necessários para que a sua pele desfrute de ótimos níveis de colágeno e se mantenha jovem por mais tempo. Ela também aumenta a produção de melanina, o que ajuda na missão de conquistar cabelos e unhas mais fortes e saudáveis. Outro benefício? A vitamina B contida nela regula a produção de gordura saudável de todo o corpo, e, assim, garante uma pele e fios mais elásticos. Bom, né?