Três anos a menos com ioga facial

Conheça a técnica milenar que vem da Ásia

by Anna Paula Buchalla
Foto: Arquivo Harper's Bazaar Brasil

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar Brasil

Vem da Ásia uma técnica milenar que, agora provou-se cientificamente, rejuvenesce o rosto: a ioga facial. É um mix de respiração com exercícios de pressão, massagem e relaxamento, no qual são trabalhados vários pontos do rosto. Há ainda séries de respiração que inflam e relaxam os músculos da bochecha.

Um estudo recente publicado na revista científica americana “Journal of the American Medical Association”, a “JAMA”, revelou que os exercícios da ioga facial fortalecem os músculos do rosto, deixando-o com aparência mais jovem.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A pesquisa foi feita pela Northwestern University com mulheres de 40 a 65 anos, durante 20 semanas. Elas foram orientadas a fazer os exercícios em casa por 30 minutos (eram basicamente 32 expressões faciais diferentes, como abrir e fechar a boca em forma de O, sorrir e fazer expressão de brava, entre outras).

Nas primeiras imagens, antes dos testes, os especialistas deram às mulheres uma média de 50,8 anos. Depois da ioga facial, a idade baixou para 48 anos. A bochecha foi a que melhor respondeu aos exercícios. Bom, não?

Leia mais:
Quatro óleos essenciais para treinar melhor no inverno
As 10 dietas mais estranhas seguidas pelas celebridades
Cosméticos probióticos prometem uma pele linda e saudável