Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Fim de ano é sempre aquela coisa: uma festa atrás da outra, comidinhas, bebidinhas e o risco de ver o ponteiro da balança subir. Descubra como desinchar e manter o peso:

Coma menos proteína
Isso mesmo. Reduza o consumo de alimentos que são fonte de proteína de origem animal. “Isso dará uma ‘trégua’ na digestão e facilitará a eliminação dos alimentos; você perceberá um melhor funcionamento do intestino. Vale fazer esse tipo de dieta por, pelo menos, um dia”, ensina a nutricionista Mirella Freire, autora do livro É mais simples do que parece, com dicas e receitas para se alimentar melhor.

Faça jejum noturno
Evite levantar no meio da noite para comer e pratique o jejum noturno fisiológico de 10 a 12 horas. “Durante o período não alimentado do sono, regulamos funções hormonais importantes e facilitamos o processo de detoxificação hepática”, diz a nutricionista de Fortaleza, no Ceará.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Dobre ou até triplique a quantidade de líquidos ingerida normalmente
Opte por líquidos que favorecem a diurese, como água de coco natural, sucos e chás. “Uma ótima pedida é fazer um mix entre eles, um “suchá” poderoso. Anote a receita da nutricionista Mirella e misture:

100ml de chá de hibisco
100ml de suco de melancia
100ml de água agua de coco
Meio limão

“Por fim, claro, outras medidas como sauna, exercícios físicos e drenagem linfática são muito bem vindas no combate à retenção de líquidos”, ensina a expert.

Leia mais:
Teste Bazaar: “Dreno Slim Detox” reduz medidas e “limpa” o corpo
Beleza na mesa: conheça 7 alimentos que fazem maravilhas por sua pele
Detox facial: tratamento para cuidar da saúde do rosto